Uma delegação angolana chefiada pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, visitou terça-feira o Centro Europeu para Pesquisa Nuclear (CERN), um dos maiores e mais prestigiados laboratórios científicos do mundo, informa a Angop.
Segundo uma nota de imprensa, a delegação angolana esteve acompanhada da representante de Angola em Genebra e demais organizações internacionais, Margarida Izata, e visitou o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado em Meyrin, cantão de Genebra, na fronteira Franco-Suíça .
O CERN possui os equipamentos necessários para a pesquisa de alta energia, pelo que vários experimentos têm sido construídos por colaborações internacionais.
Criado em 1953, o Centro Europeu para Pesquisa Nuclear tem como principal objectivo a promoção e colaboração entre os países europeus na área de investigação, fundamentalmente no domínio da física de altas energias, de modo a permitir à Europa a liderança nesse domínio.
O CERN é financiado por 22 estados membros, nomeadamente Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária,Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Eslováquia, Roménia, Suécia e Suíça.