O advogado e político, Manuel David Mendes, disse ontem, durante o programa Revista Zimbo, que o elevado índice de crimes que tem vindo a crescer na capital do país, não está relacionado com a falta de empego e o baixo índice da qualidade de vida.
De acordo com advogado e político, David Mendes, a real causa dos assaltos em Luanda se deve ao fraco policiamento, visto que o número de polícias por habitantes é extremamente reduzido, e por sua vez, os meios que a polícia possui para o enfrentamento com os marginais também acabam por ser reduzidos.
Durante o programa que teve como um dos temas o índice elevado dos assaltos que se registam na via pública, em Luanda, o político fez saber que os municípios de Cacuaco, Viana, e Talatona, são zonas com ausência de polícias, o que leva a população a estar diante de uma situação de insegurança.
Para o politico independente da bancada parlamentar da UNITA, a única solução para o combate aos assaltos, se resume na proibição, dos serviços de moto táxi no centro de Luanda, assumindo assim, as possíveis consequências, que poderiam advir com base nessa decisão, porque, segundo ele os motoqueiros são indivíduos que levam outros cidadãos a entrarem num estado de pânico.
Porém, aconselha as autoridades policiais a aumentarem os seus meios de patrulhamento, ao invés de investirem em viaturas, porque muitas delas no seu ponto de vista, são utilizados para fins pessoais.
Entretanto, a Polícia Nacional garante que a situação está controlada. O comissário Orlando Bernardo, sublinhou que os autores dos mais recentes roubos na via pública já estão detidos.
De salientar que Luanda tem vivido nos últimos dias uma onda de assaltos a qualquer hora do dia, onde os marginais se fazem acompanhar com armas de fogo e em motorizadas, situação que tem criado grande inquietação para os cidadãos.