26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Cuando Cubango: Surto de Covid-19 na cadeia de Menongue preocupa autoridades

PARTILHAR
FONTE:DW

A unidade prisional de Menongue, na província angolana do Cuando Cubango, registou 121 casos de infeção por Covid-19 em menos de uma semana. O surto terá iniciado pela contaminação de um recluso proveniente de Luanda.

O anúncio de um surto na cadeia de Menongue, no Cuando Cubango, foi feito pelo porta-voz da comissão provincial de combate à pandemia. Mirco Macai falava à imprensa esta terça-feira, (11.05), após uma reunião de emergência com o governador da província, Júlio Bessa, no sentido de conter o foco naquela unidade prisional do Cuando Cubango.

“Nos últimos cinco dias, registámos um pico de cerca de 121 novos casos, após uma testagem de rotina feita no dia 5 que resultou em 4 reclusos positivos e no serviço de busca epidemiológica de casos de contactos e detetamos este foco nos serviços penitenciários. O trabalho de testagem e vigilância continua. Poderemos esperar mais casos nos próximos dias. Até agora já fizemos testagem de cerca de 500 e tal reclusos naquele estabelecimento, onde conseguimos encontrar 121 positivos”, explicou.

De acordo com o porta-voz, o surto terá sido iniciado por um recluso proveniente de Luanda.

“Nós estivemos a fazer um estudo, e tudo indica que [seja] algum dos reclusos que está nesta cadeia, que tem uma passagem por Luanda e que violou a cerca sanitária até chegar à nossa província e o nosso município”.

Segundo Mirco Macai, no geral, a província do Cuando Cubango controla 301 casos notificados, destes 168 recuperados, 127 activos e a lamentar seis óbitos até então.

 - portal de angola
Segundo o porta voz da comissão provincial o bloco mais infetado da unidade prisional tinha cerca de 400 reclusos<br >DR

Unidade prisional sobrelotado
Segundo o porta-voz da comissão provincial, o bloco mais infectado da unidade prisional tinha cerca de 400 reclusos. Mirco Macai explica o que está a ser feito para conter a propagação da doença olhando para a superlotação daquela Unidade prisional.

“É um estabelecimento que está dividido em blocos. Estamos a fazer um trabalho segundo a regra de proteção aos que estão positivos para não poderem infetar os demais e achamos que até agora estamos bem neste sentido. Está acautelada toda a situação de biossegurança e vigilância para os positivos, os negativos e até mesmo o pessoal de serviço naquele estabelecimento”.

O também diretor do Gabinete Provincial da Saúde no Cuando Cubango mostrou-se preocupado pelo facto de a província ter problemas no estoque de material de biossegurança.

“A comissão mostrou-se preocupada porque estamos a gerir estoque de materiais de biossegurança e há necessidade de buscarmos novas formas de reforço desta matéria. Nós devemos salvaguardar sempre aqueles que estão na linha de frente a dar o seu melhor para poder proteger a vida dos demais”.

Aos cidadãos, o porta-voz, Mirco Macai apelou ao reforço das medidas e, juntos dos técnicos de saúde, a protegerem-se.

“É preciso que os cidadãos se consciencializem de que há aqueles que se arriscam para proteger os demais. Então, antes desta pessoa o fazer, esse cidadão deve também cumprir todas as medidas de proteção individual e coletiva para proteger também quem vai ao seu encontro”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Paz melhora indicadores de educação e empregabilidade no Cuando Cubango

Os 22 anos de paz definitiva permitiram melhorar substancialmente os indicadores da província do Cuando Cubango, nos domínios da...

Arrecadação de receitas com incremento da pesca desportiva na bacia de Okavango

Ao falar à imprensa no quadro da expedição que decorre na região, lembrou que já foi realizada uma primeira...

Saúde no Cuando Cubango necessita de reforço de pelo menos 500 médicos

O sector da saúde no Cuando Cubango necessita de reforço de pelo menos 500 médicos das mais variadas especialidades,...

UNITA insta governo na materialização dos compromissos eleitorais

O secretário da UNITA no Cuando Cubango, Joaquim Sapondo, apelou hoje, sábado, em Manongue, ao governo da província no...