27 C
Loanda
Terça-feira, Novembro 26, 2024

Cuando Cubango: Oportunidades de negócio em tempos de pandemia

PARTILHAR
FONTE:DW

Quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Cuando Cubango, em Angola, pequenos comerciantes tiveram de adaptar-se à nova realidade para sobreviver. Apesar da situação, surgiram novas e inesperadas oportunidades de negócio.

Alguns exemplos de negócios rentáveis são a produção de máscaras, a venda de álcool em gel, de termómetros e luvas que no Cuando Cubango, Angola, também foram muito utilizados para fazer enfrentar a pandemia de Covid-19.

Luís Tomás Satchissokele, alfaiate há três anos, diz que desde o início da pandemia passou a costurar máscaras – uma oportunidade que encontrou para produzir coisas novas. “Comecei a fazer [as máscaras] no momento que se decretou estado de emergência no país”, explica. “Antes das máscaras, eu já costurava calções, vestidos, saias e roupas, mas optamos por máscaras porque necessita-se nesta época de Covid-19”, diz.

O alfaiate produzia 50 máscaras diariamente e o preço mais alto era de 500 kwanzas, sendo que o trabalho terminava no mesmo dia. Agora, já não produz a mesma quantidade, pois a adesão já não é a mesma que antes. Mesmo assim, “ainda podemos produzir vinte máscaras [diariamente], para não ficarmos sem elas”, diz.

 - portal de angola
Os vendedores ambulantes são fiscalizados com frequência<br >DR

Oportunidade rentável
Alberto Cassinda, de 29 anos, é vendedor ambulante há cinco anos e diz que a venda de máscaras foi uma oportunidade rentável, sobretudo, para sustentar a sua família, apesar de todos riscos que a doença representa.

Para Cassinda, a principal dificuldade no seu trabalho é mesmo lidar com os fiscais. “Quando encontram-nos aqui, parados, eles correm mesmo connosco […]. Quando chegam, fugimos”, relata, “em dezembro do ano passado levaram meu negócio para a administração e pediram-me 15 mil kwanzas. Mas, graças à Deus, falei com os mesmos, e paguei cinco mil kwanzas”, conta.

Pio Mongol, director municipal de Menongue, menciona uma lei sobre as transgressões administrativas para explicar a atuação dos agentes da fiscalização. “Todas as cidades do país são vandalizadas pelos vendedores ambulantes por negligência e alguns deles não apresentam um documento passado pela administração para que seja considerado vendedor ambulante”, explica.

Mercados do Estado
“Encontramos os mercados criados pelo Estado vazios e [os vendedores] alegam não encontrarem soluções imediatas para que os seus produtos sejam devidamente vendidos. De acordo com a lei, o Estado proíbe que as cidades sejam ‘anarquizadas’. Por isso, a presença dos fiscais – para que [os vendedores ambulantes] regressarem aos mercados”, acrescenta o diretor municipal.

O responsável diz que as autoridades têm sido flexíveis nas atuações e apela aos vendedores para unirem-se em associações e apresentarem à administração de Menongue propostas concretas para o seu trabalho.

“Para desencorajar [os vendedores], nós apreendemos [a mercadorira] e no dia seguinte, ou no mesmo dia, nós as devolvemos para que eles regressem aos mercados. Cobramos minimamente, de acordo com o valor que ele tiver, não entramos em detalhes em termos da própria lei”, explicou Pio Mongol.

O director municipal disse, entretanto, ser importante que os jovens se organizem devidamente, até mesmo em organizações, para que apresentarem propostas à administração e com isso “encontrar-se uma solução”, disse o responsável local.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Paz melhora indicadores de educação e empregabilidade no Cuando Cubango

Os 22 anos de paz definitiva permitiram melhorar substancialmente os indicadores da província do Cuando Cubango, nos domínios da...

Arrecadação de receitas com incremento da pesca desportiva na bacia de Okavango

Ao falar à imprensa no quadro da expedição que decorre na região, lembrou que já foi realizada uma primeira...

Saúde no Cuando Cubango necessita de reforço de pelo menos 500 médicos

O sector da saúde no Cuando Cubango necessita de reforço de pelo menos 500 médicos das mais variadas especialidades,...

UNITA insta governo na materialização dos compromissos eleitorais

O secretário da UNITA no Cuando Cubango, Joaquim Sapondo, apelou hoje, sábado, em Manongue, ao governo da província no...