27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

CS da ONU aprova envio de militares para Abyei

PARTILHAR

 - portal de angolaO Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou ontem por unanimidade o envio de até 4.200 militares e 50 polícias etíopes para Abyei, Sudão.
A resolução aprovada em Nova Iorque cria a Força Interina de Segurança para Abyei (UNISFA), com um mandato de seis meses.
O comandante-chefe das Forças Armadas Etíopes, Samora Yenus, tinha declarado no sábado que as suas forças estavam apenas à espera da aprovação oficial pelo Conselho de Segurança, para garantirem o controlo pacífico da região.
Os dirigentes do Norte e do Sul do Sudão assinaram um acordo, no início da semana passada, sobre a desmilitarização completa de Abyei, depois de uma semana de negociações sob os auspícios da União Africana na capital etíope, Addis Abeba. “O nosso Exército tem uma grande experiência em missões de manutenção da paz em África e as partes sudanesas têm confiança nele”, declarou na altura Samora Yenus à televisão nacional.
Este desdobramento das tropas etíopes entra no quadro do acordo assinado entre Cartum e Juba há uma semana, segundo o qual os exércitos das duas partes sudanesas devem retirar-se da região em disputa antes da chegada das tropas etíopes.
Esta será a quarta missão de manutenção da paz em grande escala nos últimos 15 anos sob a bandeira das Nações Unidas.
As forças etíopes foram implantadas no Ruanda, no Burundi e na Libéria.

 

 

Fonte: Jornal de Angola

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...