Angop
O Secretariado Provincial da Cruz Vermelha de Angola (CVA) de Malanje assinou hoje, terça-feira, um acordo de cooperação com instituições do ensino superior e médio da circunscrição, bem como o I Corpo do Exército das Forças Armadas Angolana (FAA) para recrutarem novos dadores de sangue.
O acordo rubricado pelo coordenador provincial da CVA de Malanje, Mateus Liberato, e responsáveis das distintas instituições de ensino e das FAA visa minimizar a carência de sangue que se regista em algumas hemoterapias dos hospitais da província de Malanje.
O vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social de Malanje, Domingos Eduardo, que testemunhou a cerimónia, disse que a doação de sangue constitui um acto de solidariedade e amor ao próximo que, por isso, deve ser feita com regularidade.
Essa acção, ressaltou, é um gesto que ajuda a salvar vidas de pacientes, principalmente crianças.
Fez saber que o Governo Provincial de Malanje vai trabalhar em parceria com a CVA para que a campanha de angariação de dadores seja duradoura e atinja resultados satisfatórios.
Já Mateus Liberato revelou que pretende-se, com o protocolo, alcançar a cifra de mais mil dadores regulares e não remunerados.
Por sua vez, o chefe do Centro de Hemoterapia do Hospital Geral de Malanje, António Cândido, enalteceu a iniciativa das instituições, visto que o acordo poderá permitir que as unidades de saúde da região consigam mais sangue para realizarem transfusões.
A Cruz Vermelha de Angola em Malanje controla 70 dadores voluntários.