Cristian Chaves, de 13 anos, atleta angolano que se sagrou campeão mundial de jiu-jitsu na categoria de infanto-juvenis, a 22 de Abril, em Abu-Dhabi, foi homenageado nesta sexta-feira pelas autoridades do município do Lobito.
Na cerimónia de homenagem, numa iniciativa da Administração Municipal do Lobito, Cristian Chaves, que reside nesta cidade portuária, a norte da província de Benguela, foi agraciado com uma menção honrosa pelo administrador local, Nelson Joaquim da Conceição.
Falando à Angop, o atleta disse que a meta é continuar a trabalhar arduamente para chegar ao patamar da categoria rainha de faixa preta, na Abu-Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship.
Na sequência, o treinador luso-angolano Rui Fonseca referiu a proeza do seu atleta como um incentivo para que outros jovens se dediquem ao desporto e contribuam na moralização da sociedade.
Agradeceu o gesto da Administração Municipal do Lobito, mas lamentou a falta de apoio para os atletas da Academia Focus do Lobito, onde Cristian Chaves pratica jiu-jitsu.
Rui Fonseca apelou, por isso, aos empresários da circunscrição a encontrarem maneiras de apoiar o clube para uma melhor expansão do seu trabalho pela região.
Na ocasião, o director da Repartição Municipal dos Assuntos Sociais do Lobito, Henrique Pascoal, pediu aos jovens que sigam o exemplo de Cristian Chaves, abraçando o desporto, e assim evitando o consumo de álcool e drogas que prejudicam a saúde.
Cristian Chaves sagrou-se campeão mundial de jiu-jitsu na sua categoria, no dia 22 de Abril de 2019, em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos.
Na mesma cerimónia, foi igualmente homenageado o bicampeão nacional de motocross, na classe dos 250 centímetros cúbicos, o angolano Fernando Baptista, coincidentemente primo do campeão mundial de jiu-jitsu.