A empresa farmacêutica Pfizer afirmou esta quarta-feira que a sua vacina contra covid-19 tem uma eficácia de 95%. O anúncio surge dois dias depois da concorrente norte-americana Moderna ter avançado que a sua vacina tem uma eficácia de 94,5%.
A empresa farmacêutica Pfizer anunciou hoje que a sua vacina contra covid-19 tem uma eficácia de 95% a partir de 28 dias após a primeira dose, elevando a eficácia da vacina com base em resultados em testes já realizados.
Em comunicado, a Pfizer garante “a eficácia foi constante segundo a idade, sexo, raça e etnia”, ressalvando ainda que “a eficácia observada em adultos com mais de 65 anos foi superior a 94%”.
Citada pela agência de notícias espanhola -EFE- a empresa descreve que, na terceira fase de avaliação, foram identificados 170 casos confirmados de covid-19, dos quais 162 foram detectados no grupo placebo, em comparação com oito a quem foi administrado a vacina.
Na semana passada, a vacina da Pfizer e BioNTech tinha sido apresentada como eficaz a 90%.
No total, mais de 41.000 pessoas participaram neste ensaio em todo o mundo.
Moderna tem eficácia de 94,5%
O anúncio da Pfizer surge dois dias depois da empresa de biotecnologia norte-americana Moderna ter afirmado, que a sua vacina contra o novo coronavírus, ainda em testes, demonstrou ter uma eficácia de 94,5%.
Também o centro de pesquisas estatal russo Gamaleya e o fundo soberano de investimentos da Rússia reportaram 92% de eficácia para a sua vacina Sputnik V.