25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Covid-19: Esperança prudente mas a tensão continua forte nos hospitais de França

PARTILHAR
FONTE:RFI

A França vive de novo confinada desde 30 de Outubro, na sequência da segunda vaga da pandemia do novo coronavírus. Pela primeira vez o ministro da saúde admite, de forma prudente, um abrandamento da propagação da Covid-19.

Primeiros sinais de abrandamento do avanço do coronavírus em Paris e grande região da Ilha de França mas a tensão nos hospitais continua crítica e ainda é cedo para se adoptar medidas mais leves.

“Há um começo de abrandamento”, segundo o director-geral do organismo que coordena os hospitais de Paris, Martin Hirsch, uma “fraca oscilação”, acrescenta, o ministro da Saúde, Olivier Véran.

Assim, o ministro da Saúde, promete fazer um “balanço do confinamento”, lá mais para o fim da semana ou começo da próxima semana, altura em que o governo poderá anunciar se há ou não necessidade de medidas complementares.

Prudência porque houve excesso de optimismo

Um eventual afrouxamento das medidas de confinamento é esperado pela época natalícia, em vários sectores, nomeadamente, no comércio alimentar, restauração e hotelaria, muito atingidos pelo reconfinamento, depois da primeira vaga da pandemia de primavera.

Conclusão: esta prudência explica-se, primeiro, porque o abrandamento não é em todo o país, mas, apenas, em Paris e a região de Ilha de França, e depois, há que ter presente que houve um excesso de optimismo por ocasião da primeira vaga de Covid-19.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A Fitch Ratings colocou a notação de crédito da França numa perspectiva negativa devido ao elevado défice orçamental

A Fitch Ratings colocou a França em perspectiva negativa um dia após o governo apresentar o seu orçamento para...

Macron inicia consultas na França para nomear novo governo

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu nesta sexta-feira (23) os líderes da coalizão de esquerda Nova Frente Popular...

Biden testa positivo para covid-19 em meio a disputa política por sua candidatura

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para covid-19 em Las Vegas, onde estava cumprindo uma agenda...

Sem outra escolha, o presidente francês, Macron, aceita demissão do primeiro-ministro Gabriel Attal

O presidente francês, Emmanuel Macron, aceitou na tarde desta terça-feira a demissão do primeiro-ministro, Gabriel Attal. No entanto, Attal e...