24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Covid-19: Cabo Verde recebe 32 milhões de dólares do FMI para lidar com a crise

PARTILHAR
FONTE:VoA

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou esta semana um desembolso de cerca de 32,3 milhões de dólares americanos para Cabo Verde responder às necessidades urgentes geradas pelo impacto económico da pandemia da COVID-19.

O Fundo diz que “a pandemia afecta severamente a economia de Cabo Verde, extremamente dependente do turismo”.

Cabo Verde, com meio milhão de habitantes, tem 82 casos positivos de coronavírus, e registou uma morte.

Para evitar a propagação do novo coronavírus, as autoridades introduziram medidas que incluem restrições de viagens e isolamento social.

“As restrições de viagens e as medidas de confinamento resultaram em dificuldades sociais e provavelmente irão provocar uma perda significativa da produção e um aumento dos défices de financiamento externo e orçamental,” disse Tao Zhang, subdiretor-Geral e presidente em exercício do Conselho de Administração do FMI.

Zhang elogiou as autoridades por terem atuado “de forma célere para travar a transmissão local do vírus e adotaram, de forma proativa, medidas para ajudar a mitigar o impacto económico e social da pandemia”.

Mas realçou que “para dar resposta ao impacto desses choques é necessária uma combinação de ações de política das autoridades com o apoio dos parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...

O tempo está a contar para o desafio urgente da criação de emprego na África Subsariana, alerta o FMI

Para empregar uma população em crescimento, a região precisa de transformar os empregos informais, reduzir as barreiras ao crescimento...

A equipa do FMI começou a avaliar as implicações da auditoria financeira do Senegal

O Fundo Monetário Internacional disse que uma equipa técnica visitou o Senegal para começar a avaliar as implicações das...

Etiópia aprova revisão do empréstimo do FMI para desbloquear pagamento de 340,7 milhões de dólares

O Fundo Monetário Internacional concluiu a sua primeira avaliação no âmbito do Mecanismo de Crédito Alargado para a Etiópia,...