24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Covid-19: Angolanos retidos nos Congos continuam a regressar

PARTILHAR
FONTE:Angop

Oitenta e cinco angolanos, que por cerca de cinco meses estiveram retidos por conta da covid-19 nas regiões vizinhas das repúblicas do Congo e República Democrática do Congo RDC), regressaram na terça-feira, a província de Cabinda.

Do somatório dos regressados, um processo da Comissão Provincial de Contingência e Resposta Rápida de Cabinda, fazem parte 67 provenientes da região de Niari-Congo Brazaville e 18 que vieram das aldeias vizinhas do Baixo-Congo-RDC.

O processo de acolhimento aconteceu no centro de recepção da Ganda-Cango, município de Belize, onde foram submetidos a testes rápidos sobre seu estado epidemiológico.

Foram testados no local, 64 cidadãos com registo de 34 reactivos, sendo 10 positivos a IGG, dois de IGM com 18 casos de malária.

De acordo com o inspector da saúde em Cabinda, Inácio Ferreira, que confirmou o facto, disse a comissão continua a envidar os esforços na vigilância epidemiológica devido à entrada de cidadãos vindos dos congos, países com índices de contaminação preocupante.

O processo do regresso de cidadãos retidos nos Congos termina na sexta-feira na fronteira fluvial da Beira Nova, município de Cacongo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Biden testa positivo para covid-19 em meio a disputa política por sua candidatura

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para covid-19 em Las Vegas, onde estava cumprindo uma agenda...

Covid longa afeta milhares de pessoas em Inglaterra

Milhares de pacientes em Inglaterra apresentavam sintomas persistentes de Covid-19 mais de um ano após terem sido infetados. Um novo...

Vacinas atualizadas contra Covid geram forte resposta contra variante mais recente, dizem Moderna e Pfizer

A Moderna e a rival Pfizer anunciaram nesta quarta-feira que suas vacinas atualizadas contra a Covid-19, em testes, geraram...

Covid-19: Saúde quer mobilização contínua da vacina

O porta-voz da Comissão Multissectorial de Combate à Pandemia na província do Cunene, Félix Belarmino, defendeu, esta terça-feira, a...