A embaixada dos Estados Unidos em Luanda entregou ao Governo de Angola nesta terça-feira, 24, 586.170 doses da vacina Pfizer através da iniciativa Covax, como parte da campanha do Governo Biden-Harris para combater a pandemia da Covid-19.
A entrega, feita pela embaixadora Nina Maria Fite, é parte da “doação de 25 milhões de doses da vacina a África” e, segundo nota da embaixada, “é parte do cumprimento da promessa dos EUA de 80 milhões de doses doadas a nível mundial”.
A entrega das vacinas a nível do continente foi coordenada com a União Africana e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de África.
“Enquanto maior doador bilateral de assistência médica a Angola, os Estados Unidos têm uma longa relação com o setor da saúde angolano para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde”, refere a representante de Washington em Luanda na nota, que também lembra que desde o início da pandemia, os Estados Unidos “forneceram mais de oito milhões de dólares a Angola para abrandar a propagação do vírus através de uma melhor vigilância da doença, formação de qualidade aos trabalhadores da linha da frente, reforço das operações laboratoriais e outras”.
Até ontem, Angola registou um total de 46.076 casos positivos da Covid-19, dos quais 1.163 terminaram em mortes.