24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Corrupção na magistratura causa indignação em Moçambique

PARTILHAR

Analistas consideram grave e indignante a corrupção na magistratura moçambicana, porque isso deixa a nú a vulnerabilidade dos cidadãos. Eles defendem uma reorganização profunda do Estado.

O porta-voz do Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), Romualdo Johnane, disse que aquela instituição tutelada pela Procuradoria-Geral da República, registou mais de mil e trezentos casos nos primeiros seis meses deste ano.

Ele referiu que dos processos acusados, três eram magistrados das provincias de Maputo e Gaza.

“Isso é grave e indignante, porque as pessoas que deviam ser guardiões da ética, dos valores sociais e morais, são essas que estão a ser citadas nestes processos”, lamentou o analista Moisés Mabunda.

Entre os acusados pelo GCCC, figuram agentes da polícia, o que para Mabunda “é embaraçoso e deixa a nú a vulnerabiidade dos moçambicanos, porque, por um lado, a criminalidade está em alta, e por outro, aquelas pessoas que deviam ser as defensoras da tranquilidade dos moçambicanos, são as que estão na vanguarda dos cidadãos”.

Para o jornalista Luís Nhachote, quando o GCCC admite corrupção na magistratura, significa que “estamos com um problema da pirâmide invertida e que é preciso reorganizar o Estado, é preciso partilo e reedificar os edifícios”.

Por seu turno, o escritor Laurindos Macuácua diz que em Moçambique não existe uma classe que se possa considerar espelho da ética e moral, dando como exemplo as figuras que estão a ser julgadas no âmbito das dívidas ocultas.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...