As eleições no Comité Paralímpico Angolano (CPA) para o quadriénio 2020/24 terão apenas um candidato, Leonel da Rocha Pinto, fazendo jus à história desde que foi fundada a organização, em 10 de Novembro de 1994.
Contrariamente ao cogitado nalguns círculos provinciais, que davam como certo, pela primeira vez, um segundo concorrente, prevaleceu a “sina” de candidato único, findo o prazo, sexta-feira, para a entrega de listas.
Segundo apurou a Angop junto da Comissão Eleitoral, apenas o presidente cessante, Leonel Pinto, apresentou-se como candidato, sendo que a divulgação da sua lista será feita segunda-feira (28).
A campanha eleitoral será desenvolvida entre dia 29 de Setembro e 8 de Outubro. O pleito acontece dia 10 de Outubro e dois dias depois a divulgação definitiva dos resultados.
Leonel Pinto sucedeu no cargo Bernardino Seixas, há mais de 20 anos. Na altura ocupava a pasta de vice-presidente da Mesa da Assembleia-geral.
Além de presidente de direcção do CPA, o responsável lidera também o Comité Paralímpico Africano e integra a Comissão Executiva do Comité Paralímpico Internacional.