29 C
Loanda
Quinta-feira, Outubro 24, 2024

Coroação de Charles III terá procissões, comida e show

PARTILHAR
FONTE:AFP

A coroação do rei Charles III, em maio, contará com um show repleto de astros, um grande “almoço nacional” e uma iniciativa de promoção do voluntariado, além da tradicional cerimônia e das procissões, anunciou neste sábado o Palácio de Buckingham.

Os três dias de festejos, cerimônias e eventos comunitários serão uma oportunidade “para as pessoas se unirem na celebração de uma ocasião histórica”, acrescentou o palácio. Até lá, a monarquia tentará reduzir o impacto negativo das afirmações incendiárias sobre a família real contidas no livro de memórias do príncipe Harry, filho mais novo do rei, lançado neste mês.

Ainda não se sabe se Harry e a mulher, Meghan Markle, que vivem nos Estados Unidos, irão participar da coroação, que costuma acontecer meses após o monarca assumir suas funções, devido ao luto nacional e ao ajuste de detalhes do evento.

A coroação de Charles III, a primeira no Reino Unido desde 1953, acontecerá em 6 de maio, na Abadia de Westminster. Sua mulher, Camilla, 75, será coroada como consorte.

– Procissões –

O casal chegará procedente do palácio sem outros membros da família real, no que se conhece como “procissão do rei”, e retornará com uma comitiva, na “procissão da coroação”.

Para encerrar o primeiro dia, os membros da realeza irão saudar a população em uma sacada do Palácio de Buckingham, em cuja esplanada devem se concentrar milhares de pessoas.

– Show especial –

No dia seguinte, um “show especial da coroação” será realizado no Castelo de Windsor e transmitido ao vivo pela rede de TV BBC, com a participação de “ícones da música mundial e astros contemporâneos”.

À noite, um espetáculo de luzes intitulado “Ilumina a nação” irá encher de cores lugares emblemáticos, com projetores, lasers e drones. Vizinhos e comunidades serão convidados a participar de “grandes almoços da coroação”, como um “ato nacional de celebração e amizade”.

A segunda-feira, último dia dos festejos, será organizada por grupos de caridade e religiosos, que “destacarão o impacto positivo do voluntariado nas comunidades do país”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Como o Reino Unido se tornou o primeiro país do G7 a eliminar totalmente a energia a carvão

A última central eléctrica alimentada a carvão do Reino Unido, Ratcliffe-on-Soar, em Nottinghamshire, encerrou no mês de setembro, pondo...

Reino Unido e Alemanha visam novo pacto de cooperação, enquanto Starmer reconstrói laços com a UE

A Grã-Bretanha e a Alemanha pretendem chegar a um acordo sobre um amplo tratado de cooperação como parte dos...

Reação do X a motins no Reino Unido pode ter impacto na investigação da Lei Digital, diz Comissão

Em dezembro de 2023, foi instaurado um processo judicial contra o X, que tinha conteúdos ilegais e desinformação na...

Novo chefe do governo britânico recebe a Europa para falar de segurança e imigração

Decorre nesta quinta-feira a quarta cimeira da Comunidade Política Europeia (CPE) o Palácio de Blenheim, perto de Oxford, na...