24.8 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Copa do Mundo feminina bate recordes na TV e nos estádios

PARTILHAR
FONTE:DW

O barulho foi imenso. Quando Hannah Wilkinson marcou o gol da vitória da Nova Zelândia sobre a Noruega na estreia da Copa do Mundo Feminina de 2023, cerca de 42 mil pessoas foram à loucura.

Foi o maior público da história a assistir a um jogo de futebol na Nova Zelândia, seja masculino ou feminino, e esmagou o recorde anterior de futebol feminino de 26 mil espectadores.

Poucas horas depois, a Austrália seguiu o exemplo, com quase 75 mil torcedores aplaudindo a vitória de 1 a 0 das Matildas (como são chamadas as jogadoras da seleção australiana) sobre a Irlanda.

Agora, à medida que as semifinais se aproximam, espera-se que um total de 1,98 milhão de ingressos sejam vendidos até o fim do torneio, o que seria equivalente a uma média de 31 mil torcedores em cada uma das 64 partidas.

O número supera facilmente o recorde anterior de 1,35 milhão de pessoas na Copa do Mundo Feminina de 2015 no Canadá, que teve uma média de 26 mil torcedores por jogo.

Considerando que a meta inicial era de 1,3 milhão – depois aumentada para 1,5 milhão -, o comparecimento representa um enorme sucesso para as nações anfitriãs, Austrália e Nova Zelândia. O futebol simplesmente explodiu nos dois países no último mês, e o interesse global foi igualmente impressionante.

Chegou a vez do futebol na Austrália

A Austrália é uma nação esportiva fanática, mas o futebol sempre teve dificuldades em atrair a atenção geral em comparação com o rúgbi e o futebol australiano, que dominam as manchetes da mídia e os índices de audiência da TV.

No entanto, a partida das oitavas de final das Matildas contra a Dinamarca alcançou 6,54 milhões de pessoas na emissora de TV aberta Seven Network, mais do que os maiores eventos esportivos do país em 2022: as grandes finais da National Rugby League e da Australian Football League.

“Tem sido imenso, é incrível ver todo o apoio que temos, seja nas arquibancadas, pela TV ou nos sites ao vivo”, disse a zagueira australiana Ellie Carpenter à DW após a partida. “É como se fosse uma pessoa a mais em campo.”

O número não inclui os espectadores do serviço de streaming por assinatura Optus Sport, que detém os direitos de todos os jogos da Copa do Mundo de 2023 no país.

A Austrália mostrou que é de fato uma nação do futebol. Quase 1,27 milhão de ingressos terão sido vendidos até o fim do evento, uma média de público de quase 36 mil pessoas em cada um dos 35 jogos no país, com uma lotação média dos estádios de 93%.

“A vantagem de jogar em casa, a torcida da casa, está nos incentivando neste torneio”, disse a jogadora Caitlin Foord. “Todo o crédito é para eles [os torcedores], por serem barulhentos e nos apoiarem.”

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Rubiales chamado a depor em tribunal

Antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol é acusado de agressão sexual e coação. Luis Rubiales terá de comparecer perante...

De proibição a potência mundial: como Inglaterra se tornou uma das melhores do planeta no futebol feminino

Aos 8 anos de idade, a inglesa Kitty Lawrence já entende o que significa ver a seleção feminina de...

Futebol Feminino: Ministro do Desporto espanhol diz que beijo de Rubiales «é inaceitável»

O ministro da Cultura e do Desporto de Espanha, Miquel Iceta, qualificou o beijo do presidente da federação espanhola,...

Espanha vence Mundial Feminino de Futebol

Espanha é campeã do Mundial Feminino de Futebol 2023. Bateu a seleção de Inglaterra por 1-0. Olga Carmona foi a...