25.2 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

COP 27: “É preferível não haver acordo do que assinarmos um mau acordo”

PARTILHAR

A Conferência do Clima continua este sábado em Sharm el Sheikh, mas, apesar do prolongamento, a perspectiva de um acordo parece cada vez mais distante.

Para a União Europeia “é preferível não sair nenhum acordo” de Sharm el Sheikh: “É preferível não haver acordo do que assinarmos um mau acordo”. A União Europeia rejeita a proposta de declaração final apresentada pela presidência egípcia da COP, por rever em baixa os compromissos assumidos no âmbito da redução das emissões de CO2. Um documento que considera “inaceitável”.

Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia sublinhou que o mundo “precisa de seguir em frente e não de marcha atrás”. Além disso, disse que a delegação europeia “está preparada para ir embora se os resultados [da COP] não fizerem justiça às expectativas mundiais” sobre as medidas climáticas que deveriam sair deste encontro.

Esta manhã, Sameh Shoukry, presidente em exercício da COP 27, pediu às partes para “aproveitarem a ocasião” para contribuírem para o sucesso do encontro.

O também ministro dos Negócios Estrangeiros do Egipto sublinhou ter consciência da “insatisfação” das partes, mas pediu que mostrasse determinação para se encontrar um consenso: “São as partes que devem aproveitar a ocasião e serem responsáveis por encontrar pontos de convergência”.

RFI
Por Cristiana Soares

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

El Niño e alterações climáticas: quase 68 milhões de pessoas sofrem com a seca na África Austral

Cerca de 68 milhões de pessoas na África Austral estão a sofrer os efeitos da seca induzida pelo El...

Rebeldes Houthi detêm pelo menos 9 membros da ONU, dizem as autoridades

Os houthis anunciaram que tinham capturado pelo menos nove pessoas ligadas às agências das Nações Unidas que operam no...

Angola reafirma compromisso com Programa de Acção de Doha

Angola reafirmou, esta segunda-feira, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o seu compromisso com...

Um morto e mais de 1.300 deslocados devido à tempestade “Ciarán”

Tempestade "Ciarán" entrou de madrugada pelo noroeste de França com ventos de quase 200 km/hora Pelo menos uma pessoa morreu,...