27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Conselho de Segurança da ONU rejeita analisar reimposição de sanções ao Irão

PARTILHAR
FONTE:VoA

O presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas confirmou nesta terça-feira, 25, não haver consenso para restaurar as sanções internacionais contra o Irão e acrescentou que não tomará qualquer iniciativa sobre a exigência americana nesse sentido.

“É claro para mim que há um membro, que tem uma posição particular sobre o assunto, enquanto há um número significativo de membros com pontos de vista contrastantes”, disse o presidente do Conselho, o embaixador da Indonésia, Dian Triansyah Djani, acrescentando que o presidente não está em posição de tomar outras medidas. ”

Na semana passada, o secretário de Estado americano Mike Pompeo, foi a Nova Iorque e notificou pessoalmente as Nações Unidas de que os Estados Unidos iam accionar um mecanismo sob a resolução do Conselho de Segurança da ONU que consagrou o acordo nuclear de 2015 no direito internacional, o que levaria à reimposição das sanções impostas a Teerão em 2006.

À excepção a República Dominicana, todos os restantes membros do Conselho informaram o presidente que a acção do Governo americano é ilegal,porque os norte-americanos saíram do acordo em 2018.

A 14 de Agosto, os Estados Unidos tentaram que o Conselho de Segurança aprovasse uma resolução para renovar um embargo de armas contra o Irão que, mas a tentativa falhou, tendo, então, a Administração Trump accionado o snapback para impor novamente o embargo, bem como uma série de outras sanções.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Secretário Geral da ONU condena ‘violações’ em Gaza e irrita ministro das Relações Exteriores israelita

O secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou, nesta terça-feira (24), no Conselho de Segurança, as "violações claras do direito...

Conselho de Segurança da ONU vota hoje resolução a condenar referendos na Ucrânia

O Conselho de Segurança da ONU irá votar esta sexta-feira uma resolução a condenar os referendos realizados em quatro...

Eleições Gerais de 2022: Tribunal Constitucional rejeita recurso da CASA-CE e Juíza Josefa Neto pede confronto de actas

O Tribunal Constitucional (TC) negou hoje provimento ao recurso apresentado pela CASA-CE sobre a divulgação dos resultados finais das...

Angola quer reforma do Conselho de Segurança da ONU que hoje “não reflecte realidade mundial”

"Quanto à necessidade de darmos mais voz a África no mundo, a forma de o fazer é insistir junto...