26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Congressos dos Partidos: Políticos angolanos divergem em relação a demora do Tribunal Constitucional

PARTILHAR

Partidos políticos angolanos levantam dúvidas sobre a demora na decisão do Tribunal Constitucional para validar os congressos realizados o ano passado.

Para falar sobre o assunto, ouvimos o presidente do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes, o secretário para assuntos eleitorais da UNITA, Faustino Mumbika e o deputado do MPLA, João Pinto.

Analistas em Luanda alertam que se o Tribunal Constitucional não tomar uma decisão definitiva até ao mês de Março sobre os congressos realizados em 2021, poderá criar embaraços à participação dos três partidos históricos nas eleições de Agosto.

Em causa estão os congressos realizados pelo Bloco Democrático, Frente Nacional de Libertação de Angola, FNLA, da União Nacional para a Independência Total de Angola, UNITA e do Movimento Popular de Libertação de Angola, MPLA, o partido no poder.

A pouco menos de seis meses da ida às urnas em Angola, as nossas fontes consideram que o arrastar deste processo até ao limite, previsto nos termos legais, o Tribunal Constitucional pode colocar estes partidos numa situação delicada e entrar em conflito de interesse nas vestes de tribunal eleitoral.

Para muitos especialistas da política interna, este atraso na anotação dos congressos prejudica mais os partidos da oposição e sustentam a tese, segundo a qual o Tribunal Constitucional e o poder judicial, no geral, continuam a andar a reboque do poder político.

O presidente eleito do Bloco Democrático diz que o seu partido aguarda há sete meses pela anotação do Tribunal Constitucional sobre o congresso realizado em Julho do ano passado.

Filomeno Vieira Lopes confirma encontros presenciais com a direcção do tribunal, para esclarecer a demora deste processo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Parlamento aprova Orçamento do Estado para 2024

Votação foi igual à do último Orçamento O Parlamento aprovou esta terça-feira, na generalidade, a proposta de Orçamento do Estado...

ADRA leva partidos à reflexão sobre a agricultura familiar e o comércio rural

Numa feliz iniciativa, a Acção do Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) juntou nesta quinta-feira, 21, à mesma mesa os...

Guiné-Bissau: Partidos e cidadãos divididos quanto à dissolução do Parlamento

Na Guiné-Bissau, um dia depois de o Presidente da República ter dissolvido o Parlamento e marcado eleições legislativas para...

Partidos mostram-se contra possível dissolução do Parlamento na Guiné-Bissau

O PRS e o PAIGC estão contra a dissolução do Parlamento na Guiné-Bissau, com o líder do PRS, Fernando...