28 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Concurso de professores anulado por corrupção ainda “sem culpados”

PARTILHAR
FONTE:DW

Depois da anulação do concurso público para a admissão de novos professores na província angolana do Bengo, por causa de corrupção, citadinos pedem responsabilização dos infratores.

Foi por via da ministra da Educação que o Governo angolano tornou pública a informação sobre a anulação do concurso de professores. Na ocasião, Luísa Grilo reconheceu ter havido graves irregularidades, razão pela qual se determinou a anulação do concurso.

A governante explicou que, em alguns casos, podem até configurar crime e que o dossiêr está na posse da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os candidatos apontam algumas das irregularidades no processo.

“Assediaram candidatos para colaborarem”
“As pessoas que formaram o júri do mesmo concurso, assediaram os candidatos em função de colaboração. Não especificaram o preço, mas foram fazendo ligação no sentido que tinham que colaborar”, denuncia Silvestre José.

Já Manuel António revela o seguinte: “Podemos constatar que houve candidatos que tiveram notas como 2, 3, 4 valores e foram admitidos. Isto é uma plena injustiça e estamos descontentes com isso”.

Alguns candidatos também puseram em causa a lista provisória, na qual não foi possível verem as suas notas. Mesmo na lista definitiva, muitos não conseguiram ver os resultados finais. Estes professores “exigem justiça e transparência”.

O silêncio do PGR
O jurista angolano, Hermenegildo Alves, entende que ninguém deve sair impune deste processo.

“Tem de haver uma responsabilização destes agentes. Estamos perante atos ilícitos, que devem ser responsabilizados e o fator temporal aqui fala mais alto. Penso que já faz tempo do PGR pronunciar-se acerca deste processo.”

De lá para cá, aguarda-se pela responsabilização dos infratores. A procuradora titular no Bengo, Carla Correia, avança que o processo decorre em segredo de justiça.

“Está a correr em instrução preparatória um processo-crime contra o coletivo de júris e alguns candidatos”, diz.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Supremo de Angola confirma condenações no caso “500 milhões”

O acórdão do plenário do Tribunal Supremo (TS), em que dois juízes votaram vencidos, foi esta terça-feira (09.07) divulgado...

Combate à corrupção em Angola: A nova estratégia chega?

A estratégia assenta em três eixos fundamentais: a prevenção, deteção e penalização da corrupção no país. Angola tem melhorado no...

Angola: Indícios de escândalo financeiro abalam Administração Geral Tributária

Processos de investigação criminal na Administração Geral Tributária (AGT) em Angola, com detenções por suspeitas de corrupção na província...

PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...