24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Comunidade internacional vai dar ajuda de 1,8 mil milhões de dólares ao Sudão

PARTILHAR
FONTE:RFI

O Sudão vai receber uma ajuda de 1,8 mil milhões de dólares no seguimento de uma videoconferência ontem dos países doadores através da ONU e da União europeia, nomeadamente, co-presidida pelo ministro alemão dos Negócios estrangeiros. É uma nova largada para a reintegração do país, saudou o primeiro ministro do Sudão.

A comunidade internacional prometeu ontem uma ajuda de 1 mil e 800 milhões de dólares ao Sudão, cuja transição democrática está ameaçada por uma grave crise económica acelerada pela pandemia do coronavírus.

Cerca de 40 países reunidos por videoconferência sob a égide da ONU e da União europeia chegaram a acordo sobre o montante do qual 500 milhões de dólares irão para um programa de ajuda às famílias sudanesas.

“Esta videoconferência abre um novo capítulo na cooperação entre o Sudão e a comunidade internacional para a reconstrução do país”, saudou o ministro alemão dos Negócios estrangeiros, Heiko Maas, co-presidente da reunião virtual.

A ajuda é destinada à luta contra a pandemia de Covid-19 e reconstrução do país

A ajuda será nomeadamente destinada ao combate contra a pandemia de Covid-19, tendo o país registado já mais de 8.900 casos de contaminados e mais de 550 mortos.

Paralelamente, os sudaneses estão a sofrer uma penúria de medicamentos provocada por uma queda das importações relacionada com a crise económica.

Para o primeiro ministro sudanês, Abdalla Hamdok, conseguiu-se um resultado sem precedentes que lança “bases sólidas para se continuar com entusiasmo”.

Resta porém a questão da dívida do Sudão calculada em cerca de 70 mil milhões de dólares.

A França, reiterou a disponibilidade para acolher uma conferência de alto nível sobre a redução da dívida sudanesa permitindo uma reintegração plena do Sudão na comunidade económica internacional.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

EUA: Biden pode sacrificar a transição energética em troca do apoio republicano ao pacote de ajuda à Ucrânia

Os mercados aguardam impacientemente uma decisão da Casa Branca que poderá fazer com que a proibição de novos projetos...

Sudão: “A guerra mais esquecida do nosso tempo”

No extremo leste do Chade, mulheres com roupas coloridas tentam cozinhar numa fogueira improvisada, em frente às tendas dos...

Sudão retoma diálogo sem dar pausa nos combates

Os generais rivais do Sudão estão de volta à mesa de negociações na Arábia Saudita, mas os combates continuam...

Guerra no Sudão mata mais que dobro em Cartum do que mostram dados oficiais, segundo contagem independente

No início de maio, uma forte explosão abalou Shambat, um bairro ao norte de Cartum, capital do Sudão. Moradores...