25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Comandante polaco do Eurocorps demitido por suspeita de colaboração com a Rússia

PARTILHAR
FONTE:EURONEWS

De acordo com as autoridades polacas, foram encontradas provas de colaboração de Jaroslaw Gromadzinski com a Rússia. O comandante do Eurocorps era responsável pelo fornecimento de equipamento militar da NATO à Ucrânia.

O Ministério da Defesa polaco anunciou, esta quarta-feira, que demitiu, com efeito imediato, o comandante do Eurocorps, após uma investigação de contraespionagem militar.

No comunicado enviado pelo Ministério da Defesa polaco à imprensa pode ler-se que os serviços de informações “lançaram uma investigação de controlo” sobre o acesso do general Jaroslaw Gromadzinski a informações confidenciais, devido a “novas informações sobre o oficial”.

“Como resultado, foi tomada a decisão de destituir o general Gromadzinski das suas funções de comandante do Eurocorps e de o recolocar imediatamente no seu país”, informou o Ministério, acrescentando que outro oficial será designado para ocupar o cargo de comandante do Eurocorps.

As autoridades polacas, citadas pelas agências internacionais, indicaram que foram encontradas provas de colaboração de Jaroslaw Gromadzinski com a Rússia. O comandante do Eurocorps, que ocupava o cargo desde junho de 2023, era responsável pelo fornecimento de equipamento militar da NATO à Ucrânia.

Nos últimos meses, Gromadzinski fez parte da equipa de ajuda internacional à Ucrânia com sede em Wiesbaden, na Alemanha. Juntamente com os militares americanos, o oficial foi responsável pela formação de soldados ucranianos.

O Eurocorps é uma força “multinacional autónoma” que tem como objetivo conduzir operações militares, particularmente no âmbito da União Europeia e da NATO.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Viktor Orbán já está na Rússia para se encontrar com Vladimir Putin

O primeiro-ministro húngaro aterrou em Moscovo para se encontrar com o Presidente russo Vladimir Putin. Bruxelas e alguns Estados-membros...

Ucraniano pró-russo detido em hospital francês por suspeita de planear um atentado

Um homem de nacionalidade ucraniana e russa, da região russófona de Donbass, foi detido esta segunda-feira à noite depois...

UE vai usar 3 mil milhões de euros de lucros de ativos russos para ajudar Ucrânia

Os representantes diplomáticos dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a acordo, quarta-feira, para usar parte dos lucros...

Estados Unidos pedem esclarecimentos ao Níger sobre ruptura do acordo de defesa

Os Estados Unidos acabam de reagir ao anúncio no sábado pela junta militar nigeriana da ruptura do Acordo de...