26 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Comandante das Forças Armadas do Quénia morre em acidente de helicóptero

PARTILHAR
FONTE:EURONEWS

Helicóptero onde seguia o general Francis Ogolla caiu e incendiou-se numa zona remota perto da fronteira com o Uganda. Causas do acidente são desconhecidas. Presidente do Quénia declarou três dias de luto nacional.

O comandante das Forças Armadas do Quénia, Francis Ogolla, morreu num acidente de helicóptero no oeste do país, numa zona remota próxima da fronteira com o Uganda.

Dos 11 passageiros que seguiam a bordo, nove morreram, anunciou o presidente queniano, que declarou três dias de luto nacional. As causas do acidente não são conhecidas.

O General Ogolla, de 61 anos, encontrava-se a visitar a conturbada região ocidental do país, que tem sido alvo de frequentes ataques de milícias locais.

Foi nomeado chefe das Forças de Defesa do Quénia em abril do ano passado, após a reforma do General Robert Kibochi.

Mesmo antes da nomeação, Ogolla viu-se envolvido em controvérsia quando foi acusado pelo presidente da Comissão Eleitoral do país de fazer parte de uma delegação do Conselho de Segurança nacional que tentou influenciar o resultado das eleições gerais de 2022 contra o presidente Ruto.

Mais tarde, Ruto explicou que telefonou ao general Ogolla antes da sua nomeação e disse que, apesar da polémica eleitoral, ele era o mais qualificado para o cargo.

O General Ogolla entrou para as forças militares do Quénia há 40 anos.

Estudou na École Militaire de Paris, no National Defence College do Quénia, na Egerton University e na Universidade de Nairobi.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Abelhas ajudam a resolver conflito entre elefantes e agricultores no Quênia

Para proteger suas plantações dos elefantes, a agricultora queniana Charity Mwangome aplicou uma ideia bem-sucedida: erguer uma cerca com...

Tribunal queniano bloqueia nomeação de vice-presidente horas depois de Ruto escolher um aliado

O presidente queniano William Ruto escolheu o ministro do Interior, Kithure Kindiki, como seu novo vice-presidente na sexta-feira, mas...

Legisladores quenianos votam a favor do impeachment do vice-presidente do país

O parlamento do Quénia votou na terça-feira a favor do impeachment do vice-presidente Rigathi Gachagua sob acusações que incluem...

Quénia inicia auditoria da dívida pública para garantir mais responsabilidade e transparência, diz ministro das finanças

O auditor geral do Quénia começou a examinar a dívida do país para verificar os valores devidos a vários...