26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Colômbia descarta intervenção militar na Venezuela

PARTILHAR

O presidente da Colômbia, Iván Duque, descartou nesta quinta-feira uma intervenção militar na Venezuela diante da tensão dos últimos dias entre os dois países, que levou à realização de manobras pelas Forças Armadas venezuelanas na fronteira.

“A Colômbia não ataca ninguém, este é um país que sempre respeita a territorialidade de outras nações”, declarou o presidente, citado pela AFP.

No dia anterior, o ministro das Relações Exteriores Carlos Holmes Trujillo alertou que a Colômbia estava pronta para defender sua soberania contra as “ameaças” do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que declarou um “alerta laranja” na área de fronteira devido a supostas ameaças de Bogotá.

Segundo Maduro, Duque usaria o rearmamento recente de alguns ex-comandantes das FARC que deixaram o pacto de paz assinado em 2016 como uma desculpa para “iniciar um conflito militar” com Caracas.

O presidente socialista convocou exercícios militares na fronteira de 10 a 28 de Setembro e a implantação de um sistema de mísseis terrestres e antiaéreos.

Duque acusa Maduro de proteger e dar refúgio a um grupo dissidente do que era a guerrilha mais poderosa da América, liderada por Iván Márquez, ex-número dois das FARC e que na semana passada anunciou uma nova rebelião armada.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Pedofilia e prostituição: o lado obscuro do turismo em Medellín

Toda noite uma centena de mulheres faz ponto em uma das principais avenidas de Medellín para oferecer sexo. Outrora...

Múmias ‘espontâneas’ intrigam cidade colombiana

Clovisnerys Bejarano se ajoelha para orar diante do corpo de sua mãe, Saturnina, falecida há quase 30 anos, mas...

A América do Sul poderá ultrapassar a África na produção de cacau?

Embora a Costa do Marfim e o Gana sejam os líderes mundiais de longa data na produção de “ouro...

Militares colombianos juntam-se ao exército da Ucrânia

Militares da Colômbia responderam ao apelo feito pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, e juntaram-se ao exército do país,...