25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Cirurgiões realizam nos EUA primeiro transplante de rim de porco para humano

PARTILHAR
FONTE:REUTERS

Um homem de 62 anos com doença renal em estágio terminal tornou-se o primeiro ser humano a receber um novo rim de um porco geneticamente modificado, anunciaram médicos do Massachusetts General Hospital, em Boston, nesta quinta-feira.

A cirurgia de quatro horas, realizada em 16 de março, “representa um marco importante na busca de fornecer órgãos mais prontamente disponíveis aos pacientes”, disse o hospital em um comunicado.

O paciente, Richard Slayman, de Weymouth, Massachusetts, está se recuperando bem e deve receber alta em breve, informou o hospital.

Slayman havia recebido um transplante de rim humano no mesmo hospital em 2018, após sete anos de diálise, mas o órgão falhou após cinco anos e ele retomou os tratamentos de diálise.

O rim foi fornecido pela eGenesis de Cambridge, Massachusetts, a partir de um porco que havia sido geneticamente modificado para remover genes que poderiam ser prejudiciais a um receptor humano e adicionar certos genes humanos para melhorar a compatibilidade. Além disso, a empresa inativou determinados vírus inerentes aos porcos que têm o potencial de infectar seres humanos.

Os rins de porcos criados pela eGenesis e modificados de forma semelhante foram transplantados com sucesso em macacos que foram mantidos vivos por uma média de 176 dias e, em um caso, por mais de dois anos, informaram os pesquisadores em outubro na revista Nature.

Os medicamentos usados para ajudar a evitar a rejeição do órgão do porco pelo sistema imunológico do paciente incluíram uma terapia experimental com anticorpos chamada tegoprubart, desenvolvida pela Eledon Pharmaceuticals.

O procedimento do rim de porco aproxima o campo do xenotransplante — o transplante de órgãos ou tecidos de uma espécie para outra — de se tornar uma possível solução para a escassez mundial de órgãos.

De acordo com a Rede Unida para Compartilhamento de Órgãos, mais de 100.000 pessoas nos EUA aguardam um órgão para transplante, sendo que os rins são os mais procurados.

Por Nancy Lapid

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Mpox: Angola com risco elevado devido a fronteira com RDC

O Governo angolano considera elevado o risco de transmissão do vírus mpox no país, devido à "vasta fronteira" que...

OMS considera surto de varíola venérea na África uma emergência sanitária global

A Organização Mundial da Saúde declarou um surto de mpox de rápida disseminação na África uma emergência de saúde...

Uma ‘biofábrica’ de mosquitos na Colômbia luta contra a dengue e a desinformação

Em uma “biofábrica” de mosquitos em Medellín, alguns escapam de suas “jaulas” e picam os visitantes. Embora sejam idênticos...

Veneno de aranha brasileira vira esperança de tratamento contra câncer

O veneno produzido por uma aranha brasileira serviu de inspiração para uma pesquisa que busca novas formas de tratar...