25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Ciro Gomes promete morte de Bolsonaro em caso de golpe: “Mesmo destino do Mussolini”

PARTILHAR

Depois de sofrer uma das maiores derrotas políticas de seu governo ao ver o rival João Doria (PSDB) inaugurar a vacinação contra Covid-19 no Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a adotar uma retórica de tom ameaçador falando em combate ao “socialismo” e afirmando que são “as Forças Armadas que decidem se povo vai viver uma democracia ou ditadura”.

A fala foi condenada por políticos, autoridades de diversas áreas e até por ex-membros do governo Bolsonaro como o general Santos Cruz. Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e candidato à Presidência em 2018, foi taxativo ao rebater a declaração de Bolsonaro.

“Eu, Ciro Gomes, assumo, com minha palavra de honra: estarei na luta de um, de dez ou de mil para dar a ele o destino de Mussolini se ele tentar algum golpe no Brasil”, afirmou o político cearense em uma transmissão ao vivo nessa terça-feira (19).

Benito Mussolini foi um líder fascista italiano tido como um dos maiores nomes da extrema-direita na história. Nos últimos dias de sua vida, ele foi preso pela Resistência italiana e executado. Seu corpo ficou pendurado pelos pés, exposto em praça pública e acabou enterrado em uma cova sem nome.

Não foi a primeira vez que Bolsonaro adotou um tom golpista durante seu governo. No ano passado, o presidente participou de diversas manifestações que defendiam o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.

Pressionado pelo fracasso na gestão da pandemia e pelo negacionismo do seu discurso anti-vacina, o presidente assiste a uma crescente discussão sobre a abertura de um processo de impeachment contra ele.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Bolsonaro chama Moraes de ‘ditador’ durante manifestação de apoiadores em São Paulo

Aplaudido por dezenas de milhares de manifestantes em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro chamou, neste sábado (7), de...

Bolsonaro exalta Musk e nega tentativa de golpe durante manifestação em Copacabana

O ex-presidente Jair Bolsonaro participou neste domingo de uma manifestação na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, reunindo...

Incêndio em discoteca de Istambul faz pelo menos 27 mortos

Local estava fechado ao público e a passar por obras de renovação. Mortos são trabalhadores que participavam nas obras. Um...

Mãe de Navalny lança apelo a Putin para que lhe devolva o corpo do filho

Há cinco dias que não o vejo. Eles não me entregam o corpo e nem sequer me dizem onde...