27 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Cimeira UE-Ucrânia: acompanhe os desenvolvimentos em direto

PARTILHAR
FONTE:EURONEWS

Em Kiev, tomam-se decisões para toda a União Europeia. A cimeira desta sexta-feira irá formalizar os próximos apoios à Ucrânia e, sobretudo, responder à pretensão de adesão do país ao bloco europeu.

Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, chegou a Kiev esta quinta-feira, juntamente com o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell e vários comissários. A deslocação em si é já uma forte manifestação do empenho de Bruxelas em fazer face a Moscovo, mesmo sendo a quarta vez que o faz desde a invasão russa.

Volodymyr Zelenskyy, o presidente ucraniano, considera que o país pode começar, já em 2023, as conversações com vista à entrada na UE, na sequência do avanço da candidatura oficial em junho do ano passado. O objetivo, demasiado ambicioso para alguns, seria aceder em 2026.

Von der Leyen pretende implementar mais sanções contra a Rússia a partir de 24 de fevereiro, quando se assinala o primeiro aniversário da invasão.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

“Intimidação”: Observadores internacionais preocupados com eleições na Geórgia

Os observadores internacionais afirmaram que o processo eleitoral na Geórgia decorreu de forma preocupante, tanto antes como durante as...

Viktor Orbán e Ursula von der Leyen em debate aceso no Parlamento Europeu

Viktor Orbán defrontou-se com Ursula von der Leyen no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Viktor Orbán e Ursula von der Leyen...

Kuleba e Borrell pedem levantamento das restrições ao uso de armas ocidentais contra a Rússia

Dmytro Kuleba instou os países da UE a tomarem "decisões corajosas" e a autorizarem a Ucrânia a utilizar armas...

Presidente João Lourenço em Accra para reunião da União Africana

Os líderes africanos iniciaram este domingo 21 de Julho, em Accra, República do Ghana, uma Cimeira para discutir os...