26.9 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Cientista está “100% certa” de que um asteroide colidirá com a Terra

PARTILHAR

Yahoo

No último sábado (10), um asteroide maior que a Torre Eiffel se aproximou da Terra. Ele viajava a 16,7 mil quilómetros por hora e, se estivesse em rota de colisão, atingiria o planeta com uma força explosiva 500 vezes maior que a da bomba atómica de Hiroshima. Felizmente, o corpo conhecido como 2006 QQ23 passou a 7,4 milhões de quilómetros de distância da Terra. Não foi dessa vez que um gigantesco corpo celeste colidiu com o nosso planeta – mas, segundo a cientista Danica Remy, essa hora vai chegar.

“É 100% certo que seremos atingidos, mas não é 100% certo quando”, disse a presidente da organização B612 Foundation, em entrevista à NBC News. A fundação trabalha justamente para proteger a Terra de colisões com asteroides.

Ela afirma que, com a tecnologia de que hoje dispõem as agências espaciais, é possível detectar corpos rochosos que se aproximam do nosso planeta. Por isso, a especialista acredita que, mesmo em caso de choque, o planeta não será destruído.

Mas a cientista destaca o perigo de asteroides menores: “O tipo de destruição que veremos é em nível regional, não no mundo inteiro. Mas ainda teremos um impacto global sobre transportes, redes de comunicação e clima.”

Como proteger a Terra dos choques? Para Remy, a solução é catalogar todos os asteroides. A NASA concorda: pelo menos 95% dos asteroides com mais de um quilômetro de diâmetro já foram identificados pela instituição, e nenhum deles apresenta risco para a Terra. Também já foi desenvolvida uma tecnologia para desviar a trajetória dos corpos celestes, que deve usada em 2021 no asteroide Didymos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

NASA trouxe pela primeira vez amostras de asteroide para a Terra

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão tinha conseguido recuperar restos de asteroides em 2020, mas apenas uma quantidade...

NASA confirma que é possível gerar oxigénio em Marte

Apesar da vontade crescente de estabelecer uma colónia humana em Marte, a verdade é que o planeta não abona...

NASA encontra formas misteriosas dentro de crateras em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter da NASA capturou algumas vistas que revelaram estranhas formas em crateras na região de Arabia...

Cápsula Orion está perto de estabelecer recorde para uma viagem espacial

Depois de passar perto da Lua e se aventurar mais longe no espaço do que qualquer espaçonave habitável anterior,...