As fortes chuvas registadas, nos últimos dias, no Alto Sundi, provocaram o isolamento com a vila de Belize e a comuna de Miconje.
Na madrugada de quarta-feira, fortes cargas pluviométricas provocaram a destruição de três pais pontecos e o desabamento de terras ao longo da estrada entre as aldeias de Conde Kavunga e Buco Sanga, interrompendo a circulação entre a sede comunal de Miconje ao Alto Sundi.
Para avaliar a situação, uma equipa multissectorial da administração municipal de Belize esteve, quinta-feira, no Alto Sundi, para apurar os danos e criar condições de intervenção.
Falando à ANGOP, no Belize, o administrador adjunto, Filipe Macaia, indicou que a situação requer intervenção urgente devido a destruição de três pontecos.
Alto Sundi é um conjunto de cerca de duas dezenas de aldeias que se localizam próximas da margem do rio Chiloango, que as divide a fronteira fluvial com a República Democrática do Congo (RDC).
A população tem como principal actividade o cultivo do amendoim (ginguba), sendo a maior produtora ao nível da província, para além de se praticar também o comércio fronteiriço e a criação de aves, suínos e caprinos.
ANGOP