24.9 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

China e EUA cooperam para reforçar a estabilidade financeira internacional e enfrentar eventos de stress financeiro

PARTILHAR
FONTE:Bloomberg

O banco central da China disse que uma reunião em Xangai produziu um acordo com o Tesouro dos EUA para nomear pessoas de contacto para lidar com quaisquer futuros “eventos de stress financeiro”, um exemplo raro de como as duas maiores economias do mundo procuram um terreno comum para cooperar.

Os dois lados também “trocaram listas de contatos de estabilidade financeira” durante a quinta reunião do chamado Grupo de Trabalho Financeiro , criado após a visita da Secretária do Tesouro, Janet Yellen, à China no ano passado.

Leia mais aqui: Estados Unidos e China formam grupos de trabalho sobre economia e finanças, para melhorar as relações bilaterais
Leia mais aqui: Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento
“O Banco Popular da China e o Departamento do Tesouro dos EUA assinaram uma troca de notas sobre o fortalecimento da cooperação China-EUA para estabilidade financeira”, de acordo com a leitura do PBOC sobre as reuniões de 15 a 16 de agosto. Ele disse que os países também “trocaram listas de contatos de estabilidade financeira”.

As negociações representaram o primeiro encontro entre autoridades económicas de alto escalão dos EUA e da China desde que a liderança de Pequim definiu as suas prioridades de longo prazo no mês passado, num conclave que acontece duas vezes por década.

As reuniões em Xangai planeiam se concentrar em tópicos como estabilidade macroeconômica e financeira, governanção do Fundo Monetário Internacional e questões de mercado de capitais, de acordo com um porta-voz do Tesouro comentando antes da reunião.

Os acordos “permitirão que os departamentos de gestão financeira de ambos os lados mantenham canais de comunicação oportunos e tranquilos e reduzam a incerteza quando ocorrerem eventos de estresse financeiro e riscos operacionais das instituições financeiras”.

Pela primeira vez, instituições financeiras participaram das reuniões, de acordo com o comunicado, que não nomeou as instituições. As discussões cobriram finanças sustentáveis e áreas de possível cooperação.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

A China e a Indonésia aumentam a cooperação e assinam acordo de 10 mil milhões de dólares em energia e tecnologia verdes

A China e a Indonésia assinaram no domingo acordos no valor de 10 mil milhões de dólares no Fórum...