24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Chefe de Estado angolano exorta apoio à Plataforma Africana sobre alterações Climáticas

PARTILHAR
 - portal de angola
Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos

Durban (Do enviado especial) – O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na qualidade de presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) exortou os estados membros da organização a apoiarem a Plataforma Africana sobre alterações Climáticas.

Segundo o vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que lia uma mensagem do estadista angolano, exortou igualmente os mesmos a seguir as orientações da União Africana (UA),  baseadas na Estratégia Continental para as alterações Climáticas  e o posicionamento da SADC e dos países menos avançados em relação a este tema.

Disse que, embora não sendo responsáveis pelo aumento dos gases de estufa na atmosfera, os países africanos e os outros em vias de desenvolvimento são os que mais sofrem os seus efeitos, agravados por práticas agricolas não sustentáveis, pela pobreza e pela falta de infra-estruturas e de quadros em quantidade e com formação para dar resposta aos desafios dos fenómenos climáticos.

Acrescentou que a contínua degradação das áreas florestais, a perda da fertilidade dos solos e a consequente redução da produção alimentar, a tendência do agravamento dos fenómenos climáticos, tais como a seca e as inundações, apresentam-se como os maiores desafios para os países do continente africano.

Por esta razão, disse que a Plataforma Comum Africana reconhece a necessidade de conservação das florestas como reservatório de carbono e gestão sustentável das mesmas, evitando-se a sua degradação com recursos financeiros adequados provenientes de fontes públicas e do mercado de carbono especificado no Fundo Verde.

Fonte: Angop

Foto: Angop

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...