Uma mensagem de felicitações ao ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, pela recente nomeação ao cargo, foi enviada pelo homólogo da Etiópia, Gedu Andargachew, refere em nota a Embaixada de Angola naquele país.
“É com grande satisfação que estendo à vossa excelência os meus mais calorosos parabéns pela sua nomeação como ministro das Relações Exteriores de Angolaʺ, lê-se na missiva, a que a Angop teve acesso hoje, na qual o governante etíope deseja ʺprosperidade ao povo de Angolaʺ.
Gedu Andargachew afirma que está convencido de que o consulado de Téte António ʺaprofundará, ainda mais, as excelentes relaçõesʺ existentes entre os dois países.
Téte António foi empossado chefe da diplomacia angolana a 9 de Abril de 2020, pelo Presidente da República, João Lourenço, em substituição de Manuel Domingos Augusto.
Até a sua nomeação, exercia o cargo de secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, tendo antes sido Representante da União Africana junto das Nações Unidas, em Nova Iorque e Conselheiro Diplomático do Presidente da Comissão da União Africana.
Angola e a Etiópia tinham previsto uma reunião ministerial para Fevereiro transacto, em Addis-Abeba, à margem da última Cimeira da União Africana, ocasião em que assinariam três instrumentos jurídicos de cooperação.
Questões de agenda adiaram o referido encontro, no qual seriam assinados o Acordo-Geral de Cooperação, o Memorando de Entendimento entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o congénere etíope e o de Supressão de Vistos em Passaportes de Serviço e Diplomáticos.
A última reunião preparatória juntou, em Janeiro, o embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz, e o director para África Central e Austral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Mohamed Seid.
Ainda no quadro do aprofundamento e reforço das relações bilaterais, delegações multissectoriais dos dois países reuniram-se a 6 de Dezembro, em Luanda.
Além da possibilidade de a cooperação estender-se a áreas como comércio, turismo, investimento, agricultura e pecuária, pesca, minas e petróleo, as parte comungam o desejo de ser actualizado e renovado o acordo relativo ao serviço aéreo assinado em 1977.