24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Chefe da diplomacia angolana recebe felicitações da Etiópia

PARTILHAR

Uma mensagem de felicitações ao ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, pela recente nomeação ao cargo, foi enviada pelo homólogo da Etiópia, Gedu Andargachew, refere em nota a Embaixada de Angola naquele país.

“É com grande satisfação que estendo à vossa excelência os meus mais calorosos parabéns pela sua nomeação como ministro das Relações Exteriores de Angolaʺ, lê-se na missiva, a que a Angop teve acesso hoje, na qual o governante etíope deseja ʺprosperidade ao povo de Angolaʺ.

Gedu Andargachew afirma que está convencido de que o consulado de Téte António ʺaprofundará, ainda mais, as excelentes relaçõesʺ existentes entre os dois países.

Téte António foi empossado chefe da diplomacia angolana a 9 de Abril de 2020, pelo Presidente da República, João Lourenço, em substituição de Manuel Domingos Augusto.

Até a sua nomeação, exercia o cargo de secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, tendo antes sido Representante da União Africana junto das Nações Unidas, em Nova Iorque e Conselheiro Diplomático do Presidente da Comissão da União Africana.

Angola e a Etiópia tinham previsto uma reunião ministerial para Fevereiro transacto, em Addis-Abeba, à margem da última Cimeira da União Africana, ocasião em que assinariam três instrumentos jurídicos de cooperação.

Questões de agenda adiaram o referido encontro, no qual seriam assinados o Acordo-Geral de Cooperação, o Memorando de Entendimento entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o congénere etíope e o de Supressão de Vistos em Passaportes de Serviço e Diplomáticos.

A última reunião preparatória juntou, em Janeiro, o embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz, e o director para África Central e Austral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Mohamed Seid.

Ainda no quadro do aprofundamento e reforço das relações bilaterais, delegações multissectoriais dos dois países reuniram-se a 6 de Dezembro, em Luanda.

Além da possibilidade de a cooperação estender-se a áreas como comércio, turismo, investimento, agricultura e pecuária, pesca, minas e petróleo, as parte comungam o desejo de ser actualizado e renovado o acordo relativo ao serviço aéreo assinado em 1977.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Etiópia aprova revisão do empréstimo do FMI para desbloquear pagamento de 340,7 milhões de dólares

O Fundo Monetário Internacional concluiu a sua primeira avaliação no âmbito do Mecanismo de Crédito Alargado para a Etiópia,...

Os principais obstáculos no caminho da Etiópia para a reestruturação da dívida

A Etiópia está a intensificar os esforços para reestruturar a sua dívida internacional em obrigações de mil milhões de...

Rui Falcão quer reflexão sobre contribuição dos jovens

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, pediu aos jovens angolanos para reflectirem sobre o papel essencial que...

O Quénia e a Etiópia estão a aprofundar os laços económicos e comerciais

O Quénia e a Etiópia assinaram no final da semana passada sete memorandos de entendimento, que vão desde a...