Os Palancas Negras estarão engajados na fase final do Campeonato Africanos das Nações reservado a jogadores que evoluem nas competições internas (CHAN), programado para Argélia, de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2023.
A informação foi avançada nesta terça-feira à ANGOP, pelo vice-presidente da FAF, José Carlos, tendo adiantado que o objectivo é fazer com que os atletas ficam focados apenas na preparação da prova.
Recorde-se que a posição da FAF deve-se ao facto das insatisfações dos Palancas Negras, dos atrasos registados na preparação dos compromissos anteriores.
Disse, entretanto, terem já garantia do Ministério da Juventude e Desportos da disponibilização dos valores para fazer face aos encargos.
Em Algarve, segundo o responsável, o grupo sob o comando técnico do português Pedro Gonçalves, tem previsto dois jogos amistosos com adversários ainda desconhecidos.
No CHAN 2023, Angola está inserida no grupo D, ao lado do Mali (dia 16), seu adversário de estreia e Mauritânia (20).
Os angolanos destacaram-se na edição de 2011, no Sudão, na qual chegaram à final em que perderam diante da Tunísia, por 0-3.
Foram convocados os atletas Neblu, Hugo Marques, Langanga (guarda- redes), Tó Carneiro, Danilson, Razão, Eddie Afonso, Kinito, Kibeixa, Paizo (Defesas), Além, Higino, Keliano, Herenilson, Megue, Vitoriano (médios), Bito, Gilberto, Caneta, Jaredi, Julinho, Depú e Lepua (avançados)
Pedro Gonçalves anunciou, igualmente, sete jogadores que serão registados como reservas, nomeadamente Migue (guarda-redes), Hossi, Lulas, Pedro Fr ancisco (defesas), Benvindo Afonso (médio), Jeffer e Jó Paciência (avançados).
Estes jogadores,segundo o seleccionador, integrarão o grupo em caso de uma indisponibilidade de um dos 23 pré-convocados.