O Caminho-de-Ferro de Benguela considera serem falsas as informações postas a circular nas redes sociais e nalguns órgãos de imprensa, segundo as quais, suspendeu os comboios no troço Lobito/Luau e vice-versa, em virtude da vinda do comboio turístico da “Rovos Rail”.
Segundo uma nota de imprensa da referida empresa enviada, hoje, à Angop, tal informação não condiz a verdade, na medida em que, entre os dias 26 de Julho e dois de Agosto corrente, foram realizados 33 comboios, dos quais 27 de passageiros e seis de mercadorias, no referido percurso.
Na mesma senda, informa o documento, foram transportados 15.133 passageiros e três mil e 900 toneladas de mercadorias diversas, respeitando deste modo as suas obrigações de serviço público.
A nota refere que a vinda ao país do primeiro comboio turístico de que há memória na história dos Caminhos-de-Ferro de Angola, para além de ser um facto marcante, é a prova inequívoca de que o CFB encontra-se preparado para atender a demanda de tráfego de transporte de passageiros e de carga, a nível interno e em trânsito de e para Angola, contribuindo para os esforços de diversificação da economia e redução das assimetrias regionais e sociais.
Assim, até a saída do território nacional do comboio turístico da “Rovos Rail”, o CFB, por via de uma Nova Programação, cujo horários e itinerários encontram-se afixados em todas as estações principais, continuará a prover o serviço de transporte de passageiros e de mercadorias de forma regular do Lobito (Benguela) ao Luau (Moxico), conclui o informe.