27 C
Loanda
Terça-feira, Novembro 26, 2024

Casos de violência doméstica aumentam em Cambambe

PARTILHAR

Quatrocentos e 84 casos de violência doméstica foram registados, de Janeiro a Dezembro deste ano, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, mais 181, em relação ao idêntico período do ano passado.

Do total de casos, oito foram remetidos ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), quatro ao Tribunal da Comarca de Cambambe e restantes resolvidos na instituição a base de aconselhamento.

Os dados foram avançados à Angop, esta segunda-feira, no Dondo, pela directora municipal da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Laurinda Elisa.

Foram registados 33 casos de fuga à paternidade, 57 abandono do lar, 72 de falta de prestação de alimentos, 44 de espancamento.

Agressão psicológica, abandono de infante, violência e agressão física contra menores constam, ainda, entre os casos notificados no período em balanço.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, desemprego e conflitos conjugais estão entre as principais causas da violência doméstica na região.

Para mitigar o crescimento do fenómeno no seio das famílias, a instituição tem realizado palestras de sensibilização nas escolas e mercados, com o objectivo de elevar a consciência da população para a cultura da denúncia e prevenir os cidadãos no sentido de absterem-se destas práticas.

Laurinda Elisa defendeu, por outro lado, a construção de um lar de acolhimento de idosos e outro para albergar crianças desamparadas.

ANGOP

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Abelhas ajudam a resolver conflito entre elefantes e agricultores no Quênia

Para proteger suas plantações dos elefantes, a agricultora queniana Charity Mwangome aplicou uma ideia bem-sucedida: erguer uma cerca com...

Moradores das centralidades que não pagam rendas com “ameaça” de despejo

Os moradores das centralidades que têm dívidas para com o Estado vão começar a ser notificados já a partir...

Maputo: Comunidades preocupadas com baixo nível de condições de ensino

Em ano eleitoral, pais, encarregados de educação e alunos de 20 escolas primárias do distrito de Magude, na província...

Polícia detém 600 imigrantes ilegais na Lunda Norte

Seiscentos e 49 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que tinham pretenções de fixar-se ilgelamente na província da...