25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Carnaval 2024 : Presidente da República assiste desfile central

O Presidente da República, João Lourenço, encontra-se já na Marginal de Luanda, onde assiste, esta segunda-feira, ao desfile central do Carnaval de Luanda.

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

Acompanhado da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado vai testemunhar o desfile de 13 grupos carnalescos.

Este ano assinala o regresso à classe A do emblemático União Operário Kabocomeu, vencedor da primeira edição do carnaval da Angola Independente, em 1978, depois de ter vencido a classe B em 2023.

O grupo União Recreativo do Kilamba vai defender o troféu conquistado em 2023 e, certamente, contará com forte oposição de grupos como a União Mundo da Ilha, o papão dos carnavais de Luanda, com 14 títulos, União Kiela e, quiçá do próprio Kabocomeu, colectividades com mais de meio século de existência e prestígio e que, por isso, estão na condição de património do Carnaval de Luanda.

O União Kazucuta do Sambizanga será o primeiro a desfilar e o União Recreativo do Kilamba, o detentor do título, o último.

Três grupos vêm do Sambizanga, dois do Cazenga, tal como da Maianga, Rangel, Viana, enquanto os restantes são oriundos da Ingombota e Quiçama.

O estilo de dança Semba será o mais representado, com seis grupos, seguindo a Kazucuta, por quatro, num palco onde haverá também espaço para a cabecinha e o sambalage.

O primeiro classificado da 46ª edição do carnaval de Luanda, na classe A, vai receber a quantia de 15 milhões de Kwanzas, como prémio, contrariamente aos cinco milhões da edição de 2023.

O segundo classificado vai receber 10 milhões de Kwanzas e o terceiro cinco milhões, de acordo com o presidente da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), Nataniel Narciso.

Na classe B, o primeiro classificado vai receber cinco milhões, o segundo três milhões e o terceiro classificado a quantia de dois milhões de kwanzas.

Para a classe Infantil, a organização vai atribuir aos vencedores a quantia de oito milhões, seis milhões e quatro milhões, respectivamente. ART

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...