Em entrevista à DW África, o angolano Demarte Pena, campeão do mundo de Artes Marciais Mistas, queixa-se de falta de apoio do seu país. O motivo da negligência serão as suas ligações familiares com a UNITA?
Demarte Pena, de 33 anos, sagrou-se campeão mundial de peso galo em Artes Marciais Mistas (MMA), ao derrotar o lutador argelino Elias Boudegzadame, no dia 17 de fevereiro, em Paris, França,
Para chegar a campeão, o angolano teve de recorrer aos seus próprios meios, insuficientes para a alta competição.
“A parte mais difícil nesta modalidade é a preparação”, explicou Pena à DW África. As despesas incluem exames médicos, alimentação própria, pagamento de bons treinadores, e viagens para treinar com os melhores do mundo “para poder melhorar a minha performance, é claro”.
O atleta diz que não tem capacidade financeira para custear todas as despesas. “Preciso de apoio constante das instituições e de quem possa ajudar-me”, admite.
Punido por ter ligações com a UNITA?
Nas redes sociais em Angola consta que o lutador não recebe apoios do Estado por ter ligações familiares com o maior partido da oposição, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).
Demarte Pena sorri e comenta: “Nem deveria fazer parte do pensamento de quem governa. Eu represento o país e não um partido político. Eu não faço política, sou um cidadão angolano e isso é que deve prevalecer. Deixo a político para os políticos.”
Em novembro de 2018, Demarte Pena foi condecorado pelo Presidente angolano, João Lourenço. E não tem dúvidas: “foi, sim, uma boa iniciativa”.
Disciplina e determinação
Na sua opinião, é uma distinção merecida por “todos aqueles que levantam a bandeira de Angola no mundo”. Mas não basta: “O Governo precisa também implementar políticas públicas para os jovens que representam o país, mesmo quando não pertencem a uma associação.”
Com um registo de 14 vitórias, uma derrota e nenhum empate em MMA, Demarte Pena diz que tenciona lutar até aos 37 anos, antes de se dedicar a outros projetos.
Aos jovens angolanos que praticam artes marciais, o campeão do mundo deixou o seguinte conselho: “Que sejam determinados e tenham resiliência. Este tipo de desporto requer muita disciplina e muita determinação.”
Por Manuel Luamba