26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Cacuaco: Moradores vão pagar pela recolha do lixo

PARTILHAR
FONTE:JA

Os moradores e os proprietários de diversos imóveis no município de Cacuaco vão assumir os custos de recolha dos resíduos sólidos naquela circunscrição, pagando às empresas prestadoras de serviço entre 25 e 200 kwanzas.

A informação consta do “Novo Modelo de Recolha de Resíduos Sólidos”, apresentado pelo administrador municipal de Cacuaco, Auzílio Jacob, numa reunião com os administradores dos distritos e presidentes das comissões de moradores dos bairros do município.

O administrador avançou que, em cada residência das áreas urbanizadas, como é o caso da centralidade do Sequele, serão cobrados 350 kwanzas por semana. Nas zonas semi-padronizadas, como os bairros Cacuaco Sede (vila), Eco-Campo, Caop Nova, Complexo e Campo Cuba, deverão ser pagos 200 kwanzas. As zonas três, cujas malhas urbanísticas estão desorganizadas, como o Bairro dos Imbondeiros e Rua da Conduta, pagarão 150 kwanzas.

Os estabelecimentos comerciais, restaurantes, hospitais e centros médicos farão uma contribuição financeira de 12, 14 e 18 mil kwanzas, dependendo da dimensão e quantidade de lixo produzido. Para as fábricas são 25 mil.

Auzílio Jacob sublinhou que o “Novo Modelo de Recolha de Resíduos Sólidos” entra em vigor logo que forem celebrados os contratos entre as empresas e os proprietários dos imóveis, representados pelas comissões de moradores, após aceitação dos termos e condições.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Institutos médios de saúde de Luanda “obrigam” alunos a pagar os estágios

Ausência de aulas práticas, incapacidade dos professores, exigência de pagamento para os estágios, esta é a realidade dos institutos...

Cacuaco: Mãe e filhos dados como desaparecidos há um mês foram encontrados mortos no interior de um tanque de água

Três membros da mesma família dados como desaparecidos há um mês, no Bairro Caop, município de Cacuaco, em Luanda,...

Moçambique: Polícia diz que moradores enterraram vivas sete pessoas por alegado roubo de gado

Três agentes da polícia, um militar e três civis foram, supostamente, enterrados vivos acusados de roubo de gado no...

Moradores relatam ataque que matou três membros das Forças de Defesa e Segurança em Cabo Delgado

Três membros de uma unidade especial das Forças de Defesa de Moçambique (FDS) morreram durante um ataque supostamente levado...