24.8 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Buraco negro incomum é descoberto a apenas 1.000 anos-luz da Terra

PARTILHAR
FONTE:Sputnik

Cientistas descobriram um buraco negro no sistema estelar HR 6819, na constelação do Telescópio, a apenas 1.000 anos-luz da Terra, informa o Observatório Europeu do Sul (ESO).

O que parecia ser uma estrela brilhante acabou sendo dois corpos, onde o segundo é um buraco negro com uma massa estimada em mais de quatro vezes a do nosso Sol. Esse é o buraco negro mais próximo da Terra já registado, segundo comunicado do ESO.

“Notamos que não seria possível descrever o que vimos com apenas duas estrelas”, afirmou o astrónomo da ESO e coautor do estudo, Dietrich Baade.

Os dois corpos são um buraco negro e uma estrela companheira que o alimenta. No entanto, essa estrela aparentemente não é grande o suficiente para emitir a quantidade de gás necessária, ou seja, podemos dizer que o buraco negro está “morrendo de fome”, possível razão pela qual está tão escuro.

“Esta estrela não é tão maciça que perca muito gás e, por isso, o buraco negro está morrendo de fome e isso o torna tão escuro”, afirmou Baade.
De acordo com Baade, ambas as estrelas podem ser vistas a olho nu, principalmente no extremo sul da América do Sul, onde elas estarão logo acima.

A nova descoberta pode ajudar a compreender um outro sistema incomum na constelação de Gémeos, chamado LB-1, que seria composto por uma estrela e um buraco negro extremamente maciço, semelhante ao HR 6819.

Anteriormente, um sistema estelar binário conhecido como A0620-00, localizado a aproximadamente 3.000 anos-luz de nosso planeta, era considerado o mais próximo da Terra até à descoberta do HR 6819.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Descoberto diamante com 160 quilates em Angola

A empresa australiana Lucapa Diamond Company anunciou hoje, 05 de Setembro, ter descoberto mais um diamante acima dos 100...

Descoberta do buraco negro dá Nobel de Física a três cientistas

O Prémio Nobel da Química foi atribuído este ano aos cientistas Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez pelas...

Antigo ‘anel de fogo’ gigante é descoberto a biliões de anos-luz do Sistema Solar

Uma antiga galáxia em forma de "anel de fogo", formada após colisão entre duas galáxias, foi encontrada a 11...

Descoberto diamante de 171 quilates em Angola

Um diamante de 171 quilates, extraído do projecto Lulo, província da Lunda Norte, foi hoje (segunda-feira) descoberto em Angola,...