25.2 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Boris Johnson admite ter-se apercebido demasiado tarde da gravidade do Covid-19

O antigo primeiro-ministro britânico Boris Johnson começou nesta quarta-feira 6 de Dezembro a ser ouvido por uma comissão de inquérito público a propósito da gestão da pandemia do Covid-19.

PARTILHAR
FONTE:RFI

O Reino Unido tinha sido particularmente atingido pela mortalidade associada à pandemia.

Em depoimento no início do primeiro dia de audições, Boris Johnson evocou lentidão, erros, tensões no seio do governo e pediu desculpas, começando por declarar que “lamentava profundamente pela dor, perdas e sofrimento das vítimas do COVID”, em meio a veementes protestos de quatro pessoas que se recusavam a aceitar as suas desculpas.

Admitiu que “inevitávelmente se tinham enganado em certos aspectos” mas acrescentou que “pensava terem feito o seu melhor na altura (…) e se havia coisas que poderiam ter feito de modo diferente? Incontestávelmente!”

Boris Johnson apareceu sério e concentrado, fazendo face ao fluxo de perguntas duras que lhe foram colocadas durante a audição prevista para durar dois dias.

Desde o inicio das audições em Junho, vários foram os conselheiros e cientistas que descreveram um Primeiro Ministro ultrapassado pela situação, indeciso e pouco preocupado com as vitimas, durante a pandemia que eclodiu no inicio de 2020, no seio de um governo dividido e caótico.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Nigéria e Grã-Bretanha estabelecem parceria estratégica para reforçar os laços económicos e a segurança

A Nigéria e o Reino Unido afirmaram na segunda-feira que estabeleceram uma parceria estratégica para impulsionar o crescimento económico,...

Procurador venezuelano questiona acidente de Lula e o acusa de ‘engano’ por veto nos Brics

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado (26) o acidente doméstico sofrido pelo presidente do Brasil,...

Trump gaba-se de falar com Netanyahu quase todos os dias

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (23) que mantém...

Dúvidas sobre idoneidade da justiça são entraves à cooperação

A percepção da falta de idoneidade do sistema de justiça angolano continua a afetar a imagem de Angola no...