25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Bolsonaro felicita reeleição de Netanyahu

PARTILHAR

AFP

O presidente Jair Bolsonaro felicitou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, um de seus principais aliados internacionais, por sua vitória nas eleições desta terça-feira, que o levaram a conquistar o quinto mandato.

“Parabenizo @netanyahu pela grande vitória e pela renovação de seu mandato como Primeiro Ministro de Israel. Bibi é um grande líder e seguiremos trabalhando juntos pela prosperidade e pela paz dos nossos povos, com base em nossos valores e convicções profundas”, afirmou o presidente no Twitter.

Desde a campanha eleitoral que o levou ao poder em janeiro deste ano, Bolsonaro estreitou seus laços com Israel. Netanyahu foi um dos poucos chefes de Estado, ou de Governo, estrangeiros que compareceram à cerimônia de posse do novo presidente.

Acompanhado por Netanyahu – um gesto sem precedentes na diplomacia mundial -, Bolsonaro visitou em 1º de abril o Muro das Lamentações, um lugar sagrado do judaísmo localizado em Jerusalém Oriental, parte da cidade que os palestinos reivindicam como a capital do seu futuro Estado.

Durante décadas, líderes estrangeiros evitaram aparecer junto a um líder israelense diante do Muro das Lamentações para não se posicionarem em questões de soberania.

Desde sua campanha eleitoral, Bolsonaro prometeu que mudaria a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, seguindo os passos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, outro de seus novos aliados.

Mas essa promessa foi adiada por enquanto, diante de represálias comerciais que poderiam ser sofridas por parte dos Estados árabes, alguns dos quais importantes importadores de carne brasileira.

Em vez disso, Bolsonaro anunciou a abertura de um escritório comercial em Jerusalém.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil: Duas explosões na Praça dos 3 Poderes em Brasília causam esvaziamento do STF, diz tribunal

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que duas explosões foram ouvidas ao final da sessão desta quarta-feira nas proximidades...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

Brasil: Assassinos de Marielle Franco são condenados a 78 e 59 anos de prisão

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de serem os executores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...