25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Bispos católicos angolanos pedem responsabilização dos autores dos confrontos mortais de Cafunfo

PARTILHAR

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) condenou os assassinatos a 30 de Janeiro em Cafunfo, na província da Lunda Norte, e apelou à responsabilização de todos os implicados nos confrontos mortais.

Em conferência de imprensa nesta segunda-feira, 1, no santuário mariano da Muxima, em Luanda, os bispos denunciaram ainda o elevado nível de pobreza, fome, desemprego e perda do poder de compra dos angolanos e pediram ao Governo a adopção de um plano de contingência.

“Os bispos apelam para que a bem da harmonia e do convívio plural entre todos, seja apurada a verdade material dos factos e sejam responsabilizados os que agiram contra lei de um e de outro lado”, afirmou o bispo de Cabinda, Dom Belmiro Chissengueti, ao lei o comunicado final da assembleia da CIAST que decorreu de 24 de Fevereiro a 1 de Março.

Os líderes católicos mostram-se igualmente preocupados com o “elevado tom dos discursos políticos que ameaçam desmoronar a estabilidade nacional.

No campo social e económico, os bispos dizem estar igualmente preocupados “com o elevado nível de pobreza, fome, desemprego, perda do poder de compra e encerramento de muitas empresas” e, por isso apelam as autoridades angolanas a elaborarem um um plano de contingência.

Por outro lado, a CEAST manifestou apoio e solidariedade aos bispos da província eclesiástica de Saurimo, que congrega as dioceses do leste de Angola, que “condenaram e deploraram os actos de violência” que “resultaram em mortes e violações clamorosas e incompreensível dos direitos humanos na vila de Cafunfo”.

No comunicado, os responsáveis católicos defenderam a necessidade da retoma das catequeses pelas crianças em todas dioceses, mas com respeito pelas restrições impostas pela combate à pandemia da Covid-19.

Ainda no campo ministerial, a CEAST aprovou a criação do Instituto Missionário Mamã Muxima e criou mais três dioceses.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Investigação: Em que ponto está o caso de Cafunfo?

Dois anos depois dos acontecimentos na Lunda Norte, ainda não há responsabilização para os crimes cometidos em Angola. Inquérito...

Senadores americanos pedem responsabilização de quem subverter eleições em Angola

Três senadores americanos do partido Democrata introduziram um projecto de resolução apelando à realização de eleições livres, justas e...

Kwanza Norte: Ministro reúne-se com trabalhadores de consórico chinês depois de confrontos mortais

O ministro angolano da Energia e Águas, João Baptista Borges, reúne-se nesta terça-feira, 31, em Caculo Cabaça, na província...

Cafunfo: Ministério Público pede pena suspensa para arguidos

O Ministério Público pediu pena suspensa para os 25 membros do Protetorado da Lunda Tchokwe, acusados de rebelião armada...