25.4 C
Loanda
Quarta-feira, Novembro 13, 2024

Bié: OMA quer reduzir casos de gravidezes precoces em adolescentes em Kamacupa

PARTILHAR
gravidez na adolescência (dr) - portal de angola
Gravidez na adolescência (DR)

Kamacupa – A Organização da Mulher Angolana (OMA) reforçou as campanhas de sensibilização sobre os riscos da gravidez precoce em adolescentes no municio de Kamacupa, 82 quilómetros a leste da cidade do Kuito, província do Bié.

Falando à Angop quarta-feira, a secretária municipal da OMA em Kamacupa, Memória Nduva, realçou que as acções estão enquadradas nos 16 Dias de Activismo contra a violência doméstica.

Para o êxito das actividades, o organismo conta com o apoio de igrejas, autoridades tradicionais e associações juvenis não partidárias de Kamacupa. A sensibilização está decorrer nas aldeias, bairros e outros locais de maior aglomerado populacional (praças, feiras municipal) na circunscrição.

A OMA está preocupada com o elevado índice de adolescentes que vivem já na condição de mães, daí o redobrado esforço para sensibilizar a população, mormente do sexo feminino para combater este fenómeno.

Disse ainda que a OMA tem grande responsabilidade, na formação das mulheres, visando diminuir as relações sexuais precoce, o consumo de bebidas alcoólicas e outros males que não dignificam a sociedade.

Ainda no âmbito dos 16 Dias do Activismo contra a violência no género, a partidária disse que a organização abordou igualmente temas relacionados com a violência doméstica, VIHI/Sida e outras enfermidades de transmissão sexual, os efeitos nefastos da gravidez precoce, higiene corporal, saneamento básico do meio e outros de interesse social. (portalangop.co.ao)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Tensões Norte-Sul sobre a ação climática e o comércio ensombram a abertura da COP29

A Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP29), que tem lugar em Baku, no Azerbaijão, começou num ambiente...

União Africana e Tanzânia lançam iniciativa de alto nível na COP 29 para promover a cozinha limpa em África

Na COP29 no Azerbaijão, a União Africana (UA) e a República Unida da Tanzânia vão unir esforços num evento...

O tempo está a contar para o desafio urgente da criação de emprego na África Subsariana, alerta o FMI

Para empregar uma população em crescimento, a região precisa de transformar os empregos informais, reduzir as barreiras ao crescimento...

Abelhas ajudam a resolver conflito entre elefantes e agricultores no Quênia

Para proteger suas plantações dos elefantes, a agricultora queniana Charity Mwangome aplicou uma ideia bem-sucedida: erguer uma cerca com...