O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou Donald Trump de ter desencadeado um “ataque de mentiras” sobre a resposta do governo ao furacão Helene e ao furacão Milton.
“Tem havido uma promoção imprudente, irresponsável e implacável da desinformação e das mentiras”, disse Biden num briefing na Casa Branca, quarta-feira, 9, enquanto a tempestade monstruosa Milton se aproxima da Florida.
Trump, o candidato republicano à presidência, “liderou o ataque de mentiras”, disse Biden, que estava acompanhado pela vice-presidente Kamala Harris, a candidata democrata nas eleições de novembro.
Biden disse que a desinformação estava a “minar a confiança” no trabalho de resgate e recuperação e era “prejudicial para aqueles que mais precisam de ajuda”.
Trump e os republicanos têm vindo a insistir em falsas alegações sobre as tempestades, visando em particular a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) e acusando falsamente o governo de se apropriar indevidamente dos seus fundos para os migrantes.
“Foram feitas afirmações de que os bens estão a ser confiscados. Isso simplesmente não é verdade. Estão a dizer que as pessoas afectadas por estas tempestades receberão 750 dólares em dinheiro e nada mais. Isso simplesmente não é verdade”, disse Biden.
“Estão a dizer que o dinheiro necessário para esta crise está a ser desviado para os migrantes. Que coisa ridícula de se dizer. Não é verdade”.
Biden também criticou as afirmações “ainda mais bizarras” promovidas pela congressista republicana pró-Trump Marjorie Taylor Greene. Greene estava “agora a dizer que o governo federal está literalmente a controlar o tempo… É para além do ridículo. Tem de acabar”.
Biden também repetiu os avisos de que os residentes da Flórida nas áreas afetadas deveriam evacuar imediatamente. “Está a parecer a tempestade do século”, disse. “É literalmente uma questão de vida ou morte”.
Harris prometeu, entretanto, tomar medidas contra quem estiver a abusar dos preços de bens essenciais, como alimentos, combustível e alojamento, à medida que o furacão Milton se aproxima da costa.
Biden adiou uma viagem à Alemanha e a Angola na terça-feira e tem estado a promover fortemente os esforços da Casa Branca nos últimos dias, tanto para Milton como para a resposta ao Helene, que matou mais de 230 pessoas no sudeste dos Estados Unidos.
Biden e Harris foram alvo de críticas relativamente à resposta inicial ao furacão Helene, quando o Presidente passou o fim de semana a trabalhar a partir da sua casa de praia e o Vice-Presidente se encontrava numa angariação de fundos para as eleições na costa oeste dos EUA.