A informação foi avançada pelo assistente da ONG Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) – antena Benguela, Paulino Chamuene, na comuna da Ekimina (Baía Farta), sublinhando que a verba começou a ser disponibilizada em Outubro.
A nível de Benguela, referiu, 1.058 pessoas vão beneficiar do apoio nos municípios da Baía Farta, Cubal e Ganda, essencialmente em acções no domínio agrícola, educativas e de aconselhamento desenvolvidas pela ADRA.
A ADRA realizou ontem uma palestra sobre “A importância do saneamento básico do meio” na comuna da Ekimina (120 quilómetros a sul da cidade de Benguela), visando alertar a população sobre os riscos do mau acondicionamento dos resíduos sólidos, o que pode levar ao surgimento de casos de diarreia, malária e outras enfermidades.
Amanhã a equipa da ADRA vai retornar àquela zona para orientar os moradores a instalar sistemas de lavagem das mãos com materiais locais e realizar outras actividades para o fomento da agricultura, como a distribuição de inputs agrícolas.
Com efeito, Angelino João, presidente da cooperativa agrícola “Beliakwa”, cujos integrantes participam na formação, informou que estão associados 69 membros, sendo por isso vital esta ajuda da UE para salvaguarda da saúde das pessoas e redução dos prejuízos decorrentes da pandemia.