26.6 C
Loanda
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

BAD e Tanzânia lançam iniciativa para impulsionar emprego para jovens na economia azul de Zanzibar

PARTILHAR

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (www.AfDB.org) e a República da Tanzânia lançaram um projeto, de 54 milhões de USD, para Desenvolvimento de Competências para a Empregabilidade dos Jovens na Economia Azul. Trata-se de um projeto que permitirá aos jovens de Zanzibar encontrar empregos bem remunerados no setor marítimo e noutros setores da economia azul.

O Banco concede uma subvenção de 48,65 milhões de dólares para o projeto, com uma contribuição adicional de 5,42 milhões de dólares do Governo da Tanzânia.

O projeto beneficiará cerca de 43 mil jovens (40 % dos quais do sexo feminino) e preparará mais de 1500 deles para criarem as suas próprias empresas. Estes jovens poderão melhorar os seus meios de subsistência e estimular a criação de novos empregos. As atividades baseadas no mar, incluindo o turismo, contribuem com mais de 29% do Produto Interno Bruto de Zanzibar e empregam cerca de 33% da sua força de trabalho. Ao mesmo tempo, 60% dos trabalhadores do setor do turismo nas ilhas são estrangeiros.

O Dr. Hussein Mwinyi, Presidente de Zanzibar, lançou o projeto durante uma cerimónia realizada no Hotel Golden Tulip, perto do Aeroporto de Zanzibar. Estiveram presentes na cerimónia ministros, secretários permanentes e outros altos funcionários do governo, bem como representantes da sociedade civil e de organizações lideradas por jovens.

O projeto de Desenvolvimento de Competências para a Empregabilidade dos Jovens na Economia Azul apoiará a expansão da Universidade Estatal de Zanzibar através da construção de uma incubadora tecnológica e empresarial em Unguja, a principal ilha do arquipélago. A incubadora oferecerá formação e orientação a jovens empresários, reforçando a criação de emprego nos setores do turismo, do mar e da indústria do petróleo e do gás. Cerca de 400 académicos e professores da universidade receberão novas competências e formação.

O projeto também ajudará a melhorar o Instituto de Ciência e Tecnologia de Karume (KIST), que oferecerá cursos relacionados com as indústrias do petróleo e do gás. Além disso, o projeto apoiará a construção de cinco centros de formação profissional nas ilhas de Unguja e Pemba.

A representante nacional do Banco Africano de Desenvolvimento na Tanzânia, Patricia Laverley, reconheceu o pedido de apoio do Governo de Zanzibar para fazer face à elevada taxa de desemprego na península, especialmente entre os jovens. Afirmou que a presença do Banco na cerimónia de lançamento era prova do seu empenho em promover o desenvolvimento do capital humano e ajudar a transformar a economia de Zanzibar.

O projeto está alinhado com a Política de Educação 2021 de Zanzibar e com a Estratégia da Economia Azul.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

União Africana e Tanzânia lançam iniciativa de alto nível na COP 29 para promover a cozinha limpa em África

Na COP29 no Azerbaijão, a União Africana (UA) e a República Unida da Tanzânia vão unir esforços num evento...

A Tanzânia está a impulsionar a sua agenda para fortalecer a economia digital

Indicadores-chave no setor de comunicações da Tanzânia mostram que o país passou por um marco crítico em sua jornada...

FOCAC: China assina acordo com a Zâmbia e a Tanzânia para reabilitar o TAZARA, concorrente do corredor do Lobito, em Angola

A China assinou um acordo na quarta-feira durante o Fórum de Cooperação Africa-China (FOCAC) cm a Zâmbia e a...

Sobe para 68 número de mortos por deslizamentos de terra na Tanzânia

Deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais no norte da Tanzânia deixaram pelo menos 68 mortos, segundo um novo...