O Azerbaijão anunciou hoje ter lançado mísseis contra território da Arménia. Uma escalada no conflito, pois, entre os dois vizinhos com em pano de fundo a crise no Nagorno Karabakh.
Se já há cinco dias que o cessar-fogo entre arménios e azeris no Nagorno Karabakh não era respeitado é a primeira vez que se chega a este patamar no conflito.
O Azerbeijão anunciou ter bombarbeado durante a noite sistemas de disparos de mísseis na Arménia, por supostamente estes servirem para tomar como alvo território azeri.
A informação foi confirmada pelo ministério arménio da defesa, embora com Erevan a descartar qualquer vontade de tomar como alvo zonas civis no Azerbaijão.
O porta-voz daquele órgão, Chouchan Stepanian, afirmou mesmo que doravante o exército arménio se reserva o direito de visar qualquer instalação militar e qualquer movimento de combate no território do Azerbaijão.
E isto enquanto em comunicado o exército arménio acusou o seu vizinho de, citamos, procurar alargar a geografia do conflito ao atacar o território soberano da Arménia.
Até ao momento o conflito estava circunscrito ao território do Nagorno Karabakh, zona sob soberania do Azerbaijão, mas povoada sobretudo por arménios.