O Gabinete provincial da Saúde no Cunene está a realizar desde hoje, sexta-feira, uma feira da saúde, na cidade de Ondjiva, com objectivo de facilitar o acesso rápido dos doentes aos serviços e medicamentos de forma gratuita.
A feira, com duração de três dias, dispõe consultas de pediatria, medicina geral, oftalmologia, ginecologia, rastreio da nutrição, testes rápidos da malária, VIH/Sida, bioquímica, a glicemia, medição da tensão arterial e a vacinação contra à Covid-19.
Em declarações à Angop, a directora da saúde no Cunene, Georgina Nunes, disse que as mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos estão a beneficiar de mosquiteiros para se protegerem da malária.
Sem avançar estimativas, disse que serão assistidas todas pessoas que aparecerem no local e os que apresentarem um diagnóstico positivo vão receber medicamentos e voltarem ao controlo numa unidade próxima.
A responsável fez saber que a malária, doenças diarreicas agudas e a tuberculose são as doenças mais frequentes e que maior preocupação constituem para o sector da saúde.
Informou, por outro lado, que brevemente serão retomadas as consultas ambulatórias nas comunidades, paralisadas devido a pandemia da Covid-19, mas com o alargamento da vacinação da segurança para a retomada dos trabalhos.
A actividade, que conta com oito médicos de várias especialidades, enfermeiros e parceiros da saúde, como a ADPP, e Clínica Sagrada Esperança, enquadra-se nas comemorações do Dia da Independência Nacional, assinalado quinta-feira.