26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Autarquias em Angola: Entre a expectativa e os receios da classe política e sociedade civil

PARTILHAR
FONTE:VOA

O processo que conduziu o país a organizar as primeiras eleições autárquicas ganhou um novo fôlego em resposta às críticas da oposição e de alguns sectores da sociedade civil.

Depois do Presidente da República, João Lourenço ter criado, através de um decreto presidencial, a comissão interministerial para a elaboração e implementação do plano integrado das autarquias locais, outro sinal na mesma direção foi dado pelo grupo parlamentar do partido maioritário.

A reunião plenária da assembleia nacional confirmou, esta semana, a criação das comissões de especialidade, durante a qual o MPLA que detém a maioria cedeu para UNITA a disputada comissão que trata do poder local e autárquico.

Com este passo, analistas em Luanda afirmam que estão criadas as condições para o inicio das discussões em sede do parlamento angolano.

Para falar sobre o assunto, ouvimos o especialista em assuntos eleitorais, Luis Jimbo, o jurista Gualberto Longuenda e o analista político, Agostinho Sikato.

A lei sobre a institucionalização das autarquias locais é o único diploma do pacote legislativo autárquico que resta concluir, mas a oposição diz existir falta de vontade política do MPLA para a respectiva aprovação.

O Presidente João Lourenço reiterou, na mensagem sobre o Estado da Nação, o compromisso com a criação de autarquias, sem avançar datas, e anunciou a construção de 35 assembleias para as autarquias locais.

O especialista em assuntos eleitorais, Luis Jimbo fala da pertinência da criação da comissão interministerial para as autarquias locais, mas questiona a omissão que revela o decreto presidencial quanto às tarefas que são atribuídas a cada ministério.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...

Projecto Angola LNG de 12 mil milhões de dólares planeia expansão à medida que aumenta a procura de gás

Os fornecimentos adicionais esperados de gás natural durante o próximo ano levaram o consórcio que opera o projecto Angola...

Haja Homem!

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Em qualquer geografia do mundo mais politicamente consolidada do ponto de vista democrático, entenda-se democracia...