24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Aung San Suu Kyi vai ser julgada a partir de 14 de Junho

PARTILHAR
FONTE:RFI

A ex-primeira-ministra de Myanmar vai ser julgada a partir da próxima segunda-feira por crimes como incitação à desordem pública e violação da lei de segredo de Estado, anunciou a sua advogada.

“Teremos os testemunhos da acusação e outras testemunhas a partir de dia 14 de junho”, disse a advogada de Aung San Suu Kyi em declarações citadas pela AFP após um encontro com a sua cliente na capital do país, Naypyidaw.

Aung San Suu Kyi foi deposta a 1 de Fevereiro por um golpe militar e desde aí tem estado em prisão domiciliária, até à semana passada, altura em que a junta militar a levou para um local desconhecido.

A antiga dirigente birmanesa reapareceu pela primeira vez em público a 24 de maio, data em que compareceu perante o tribunal.

As manifestações contra a prisão da antiga primeira-ministra têm-se multiplicado nos últimos meses, com protestos diárias um pouco por todo o país. Estes protestos têm sido reprimidos de forma violenta pelos militares, tendo levado já a mais de 4.000 detenções e mais de 800 mortos, segundo organizações não-governamentais no terreno, depois do golpe.

A equipa de advogados de Aung San Suu Kyi, de 75 anos, apenas pôde estar com ela duas vezes desde o golpe e confirmou que a Prémio Nobel da Paz está “de boa saúde”.

A junta militar que detém actualmente o poder já ameaçou dissolver o partido de Aung San Suu Kyi, a Liga Nacional para a Democracia, que ganhou as eleições legislativa em 2020.

Uma decisão sobre o partido pode ser tomada no próximos dias, já que a comissão eleitoral, próxima da junta militar, declarou que a investigação por alegada fraude do partido de Aung San Suu Kyi estaria quase terminada.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

EUA: Inflação acelera mais do que o previsto e chega a 9,1% em junho

Mais um mês de aumento de preços nos EUA, embora o indicador subjacente, que ignora as categorias energética e...

Mineiros da Luminas não terão salários de Junho se continuarem em greve

Os trabalhadores da Luminas ligados às operações não vão receber salários este mês se não retomarem o trabalho na...

Coligação da esquerda em França é “oportunidade de ouro” para legislativas em Junho

As eleições legislativas em França acontecem daqui a um mês em França, com duas voltas a 12 e 19...

Myanmar: Aung San Suu Kyi condenada a 4 anos de prisão

Em Myanmar Aung San Suu Kyi foi hoje condenada a 4 anos de cadeia por incitação a desacatos e...